ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Igrejinha comemora 46 anos com documentário feito por mestre-sala

Documentário "Raízes" foi produzido e dirigido pele carioca Douglas, que também é mestre-sala da escola

Lucas Mamédio | 12/05/2021 08:22
Capa do documentário "Raízes" com foto de Edinho, presidente da década de 80 (Foto: Divulgação)
Capa do documentário "Raízes" com foto de Edinho, presidente da década de 80 (Foto: Divulgação)

A escola de samba Igrejinha, uma das mais tradicionais do Carnaval campo-grandense, está completando 46 anos de criação nesta quarta-feira (12). Para comemorar a data, será pré-lançado hoje também um documentário que resgata a história da mais vitoriosa escola de samba da Capital, com 24 títulos.

O documentário “Raízes” é produzido e dirigido pelo carioca Douglas Salgueiro Barbosa, mestre-sala da Igrejinha. Também servidor público federal, Douglas mora em Campo Grande desde 2019, quando foi transferido. A relação com o Carnaval é antiga, já que sempre desfilou pela Portela no Rio.

Desfile dos anos 80, década de ouro da Igrejinha (Foto: Acervo/Igrejinha)
Desfile dos anos 80, década de ouro da Igrejinha (Foto: Acervo/Igrejinha)
Imagens foram captadas em pontos turísticos de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Imagens foram captadas em pontos turísticos de Campo Grande (Foto: Divulgação)

“Depois que cheguei em Campo Grande comecei a dar aula de mestre-sala e assim conheci o pessoal da Igrejinha. Eles então me convidaram para fazer parte da escola e foi paixão a primeira vista”.

Douglas viu então que a escola precisava ser mais ativa nas redes sociais e decidiu assumir o marketing da instituição. Essa foi sua porta de entrada para realização do documentário, que contou com ajuda de um único amigo, Rômulo Rocha, responsável pelas imagens e pela edição.

“Foi tudo feito na raça. Eu tive a ideia, apresentei à atual diretoria, eles adoraram, então tive a sorte de conhecer Rômulo, que tem todos os equipamentos e experiência na área e topou fazer tudo de graça. Posso dizer que o documentário foi sem investimento nenhum, só com nossa força de vontade e criatividade”, explica Douglas.

Presidente Edinho, década de 80, erguendo a taça de campeã (Foto: Acervo/Igrejinha)
Presidente Edinho, década de 80, erguendo a taça de campeã (Foto: Acervo/Igrejinha)


Defile dos anos 2000 da Igrejinha (Foto: Acervo/Igrejinha)
Defile dos anos 2000 da Igrejinha (Foto: Acervo/Igrejinha)

Douglas entrevistou mais de 15 pessoas entre ex-presidentes e personalidades da escola. As locações foram feitas em pontos turísticos da cidade.

“Demoramos mais ou menos três meses para roteirizar, produzir, captar imagens e entrevistas e editar. Parece pouco, mas foram três meses muito intensos e de muito trabalho”.

Raízes tem 51 minutos e é todo montado em cima dos depoimentos e imagens antigas da escola. “Acho que é uma ação importante para resgatar e preservar a história dessa que é uma das mais importantes escolas de samba de Campo Grande”, afirma Douglas.

Em 46 anos de história a Igrejinha nunca teve barracão próprio e, segundo Douglas, isso contribuiu para dificuldade de preservar grande parte da história.

Douglas fazendo uma das gravações (Foto: Divulgação)
Douglas fazendo uma das gravações (Foto: Divulgação)

“A Igrejinha mudou muito de sede e muitos materiais foram se perdendo. Isso foi uma dificuldade”.

A escola nasceu oficialmente em 12 de maio de 1975, mas só desfilou pela primeira vez em 1976. Foram sete fundadores. “É muito interessante a fundação, porque eles na verdade eram um time de futebol, que ao ver o desfile das escolas de samba de Corumbá que vinham para Campo Grande decidiram que no próximo ano uma escola da Capital iria desfilar, ali nascia a Igrejinha”.

A década seguinte foi a mais vitoriosa de uam escola em Campo Grande, quando a Igrejinha levou oito dos 10 títulos possíveis.

"Acho que a maior particularidade da Igrejinha, e não faço juízo de valor sobre isso, é que é uma escola democrática. São presidentes de diferentes famílias, sempre eleitos, e isso é o enriquece demais nossa história", defende Douglas.

Atualmente são cerca de 300 membros ativos na escola.

O documentário “Raízes” estará disponível no YouTube, no canal da Igrejinha a a partir das 19h30 desta quinta-feira (13). O pré-lançamento é nesta quarta-feira (12), às 18h30, no Palácio Popular da Cultura.

Ainda como parte das comemorações, será realizada uma live de aniversário na sexta-feira (15), também no canal da escola.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias