ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Isaac faz o encanto da literatura de cordel chegar às pessoas em Libras

Os assuntos dos textos são os mais diferenciados, todos declamados em Língua de Sinais

Bárbara Cavalcanti | 09/09/2021 07:15


Na página do Instagram de Isaac Medeiros, de 43 anos, há vários vídeos em que ele interpreta literatura de cordel em Libras. Os vídeos são a junção de acessibilidade e cultura. E os assuntos dos textos são os mais variados, incluindo até cordéis temáticos sobre saúde mental.

O próprio Isaac é uma pessoa com deficiência auditiva e surdo oralizado. “Eu sempre gostei de música, teatro, cinema. Mas muitas vezes, eu não conseguia compreender efetivamente o que se passava, pois o acesso me era negado, pela falta de legenda ou intérprete em Libras”, expressa.

Ter escolhido a literatura em cordel veio pela paixão pela região onde nasceu. “Eu me identifico com os textos, pois são uma tradição no Nordeste, então, fica bem mais fácil apresentar algo que é significativo”, comenta.

Isaac declamando um dos poemas em Libras. (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Isaac declamando um dos poemas em Libras. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Os cordéis são, em maioria, achados online. E os assuntos dos textos variam, conforme Isaac acha importante e significativo. Um exemplo, é que alguns dos poemas deste mês são sobre Saúde Mental, em especial à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo.

Diz ainda não ter algo autoral, mas tem vontade de um dia ainda escrever textos originais. “Eu busco alguns textos na internet, analiso, e se encontro algo em que eu acredito, logo compartilho com os amigos do Instagram. Gosto muito dos textos dos “cabra bom” Ailton Mesquita, do perfil @umrepentepordia, e de Zé do Cordel. Mas estou sempre buscando novas inspirações”, detalha.


Isaac faz doutorado em Ciência dos Materiais, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). É potiguar, da cidade de Caicó e chegou em Mato Grosso do Sul em 2016, para acompanhar a esposa que assumiu um concurso público. “Engraçado que me identifiquei muito com o Pantanal pela possibilidade de contato com a natureza”, comenta.

Isaac em uma selfie com os ipês roxos de fundo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Isaac em uma selfie com os ipês roxos de fundo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda explica que não tinha estudado plenamente Libras, então, fazer esses cordéis acaba sendo um exercício de reconexão. “Aos poucos, acabei me distanciando da comunidade surda, seja pelo trabalho ou pelo meio acadêmico. Tem sido um reencontro comigo mesmo e com toda a comunidade surda. Também, tenho aprendido muitos sinais. Os poemas que eu declamo são pensados em português e o português é uma língua muito rica e cheia de sentidos”, ressalta.

Entre o público de Isaac, existem tanto surdos, quanto ouvintes. “A troca com ouvintes e surdos é muito enriquecedora”, pontua.

E a recepção é o que ele destaca como principal motivação. “No primeiro vídeo, eram mais amigos e familiares, hoje, ganhei seguidores e reconhecimento de muitas pessoas que não conheço pessoalmente. A sensação de saber que pelos meus vídeos, uma pessoa com deficiência poderá consumir cultura é algo maravilhoso. Meu insta é pensado para ser um espaço democrático com muita inclusão e diversidade”, reforça.

Outro projeto, que também tem interpretação em Libras, é o "Poesia em Libras", do artista Thiago Moura. Os textos são autorais de Thiago e estão disponíveis no YouTube. Os vídeos também são curtinhos e todas as poesias são declamadas em Língua de Sinais. Já existem dois vídeos disponíveis, o "Vai começar" e "Me conte uma história". Assista:

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias