ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 20º

Artes

MASP realiza seminário online sobre povos indígenas

Entre as palestras da programação está a participação de Ariel Kuaray Ortega, que vai falar sobre os povos Guarani

Por Lucas Mamédio | 29/07/2020 08:35
Essa é a 3ª edição do seminário e seá online por conta da pandemia (Foto: Divulgação/Acervo MASP)
Essa é a 3ª edição do seminário e seá online por conta da pandemia (Foto: Divulgação/Acervo MASP)

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) realiza nesta quarta-feira (29) o seminário online “Histórias Indígenas”. Entre as palestras da programação está a participação de Ariel Kuaray Ortega que vai falar sobre “O cinema e os Guarani: espiritualidade, territórios e fronteiras”, tema ligado ao povo Guarani, um dos mais tradicionais em Mato Grosso do Sul.

Este é o terceiro seminário de um projeto de longo prazo que antecipa o programa de exposições, palestras, oficinas, publicações e cursos no MASP dedicado às Histórias indígenas em 2023.

O primeiro seminário ocorreu em junho de 2017. O segundo foi realizado em julho de 2019. Os seminários reintroduzem as culturas indígenas no museu. Ao longo de sua história, o MASP organizou diversas exposições com objetos e registros de comunidades indígenas localizadas no território brasileiro, como: Exposição de arte indígena (1949), Alguns índios (1983), Arte karajá (1984), Índios Yanomami (1985) e Arte indígena kaxinawa (1987).

Com a presença de teóricos, artistas e curadores de diferentes locais, cenários e perspectivas, os seminários também se propõem a apresentar e discutir a riqueza e a complexidade de materiais indígenas e culturas imateriais, suas filosofias e cosmologias, além dos desafios e das possibilidades de trabalhar com esses campos, sobretudo no contexto de um museu.

O seminário terá transmissão online e gratuita a partir das 10h (horário local) através do perfil do MASP no YouTube, com tradução em libras. A programação completa pode ser conferida nesse link.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.