ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Obra de Dora Ribeiro será tema de clube de leitura na ASL

Projeto é promovido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na próxima quinta-feira

Por Thailla Torres | 09/09/2025 15:35
Obra de Dora Ribeiro será tema de clube de leitura na ASL
Depois de viver décadas no exterior, Dora atualmente reside em São Paulo, mantendo-se reclusa e dedicada à escrita.

A poeta sul-mato-grossense Dora Ribeiro será o destaque do projeto Leituras e Conversas, promovido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 19h30, no auditório da instituição. A entrada é gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) recebe a poeta Dora Ribeiro no projeto Leituras e Conversas, dia 11 de setembro, às 19h30. O evento gratuito, mediado pelas acadêmicas Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, ocorre no auditório da ASL, na Rua 14 de Julho, 4653.O projeto, um clube de leitura mensal, busca fortalecer a cultura literária, valorizando autores regionais, nacionais e internacionais. Dora Ribeiro, com vasta obra publicada, estreou em 1984 com "Ladrilho de palavras". Sua poesia minimalista, com forte presença da natureza, será tema do encontro.

A edição será conduzida pelas acadêmicas Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, que vão apresentar e coordenar o encontro literário.

O projeto funciona como um clube de leitura mensal, aberto ao público, e tem como objetivo fortalecer a cultura literária no Estado. A iniciativa valoriza autores regionais, nacionais e internacionais, criando um espaço democrático de diálogo, escuta e reflexão.

Dora Ribeiro estreou em 1984 com Ladrilho de palavras, escrito em parceria com sua mãe, Lélia Rita Figueiredo Ribeiro, também escritora e acadêmica da ASL. Em 1990, publicou Começar e o fim (Fundação Catarinense de Cultura), obra vencedora do Concurso Nacional de Poesia Luís Delfino, em 1988. Entre outros títulos, estão Bicho do mato, Taquara rachada, O poeta não existe e A teoria do jardim.

Depois de viver décadas no exterior, Dora atualmente reside em São Paulo, mantendo-se reclusa e dedicada à escrita.

Sua poesia se destaca pelo minimalismo verbal, com versos curtos e elípticos; pela presença da natureza como metáfora, trazendo referências ao cerrado e ao Pantanal; pelo uso do silêncio como potência; e pela desconstrução do sujeito lírico, como em O poeta não existe. Críticos consideram A teoria do jardim uma das obras mais ousadas da poesia brasileira recente.

Evento será dia 11 de setembro, às 19h30, no Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco). Entrada gratuita e traje esporte.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.