ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Parto da filha inspirou ator a criar peça dramática sobre a paternidade

Monólogo junta a experiência do ator e outros pais em encenação com todas as etapas de um parto

Guilherme Henri | 18/03/2019 06:38
Ator Pietro Lara em encenação (Foto: Henrique Kawaminami)
Ator Pietro Lara em encenação (Foto: Henrique Kawaminami)

Pai de Zoé, há pouco mais de um ano, o ator Pietro Lara diz que os nove meses de espera não se comparam a experiência no momento do parto. O misto de tensão, alegria, choro e até dança inspiraram o ator e uma colega a criarem a peça “Gest-ações – A Dramaturgia do Parto” que conta não só as experiências dele, como a de outras mães e pais.

Ao Lado B, Pietro diz que a ideia surgiu quando ele e a amiga precisaram cumprir uma disciplina na faculdade de Artes Cênicas. Depois de apresentada, o professor da disciplina encorajou a dupla a levarem o espetáculo a diante.

“A experiência de ser pai é algo transformador. Hoje sinto que sou um ator mais completo, focado. Tudo que aprendo tento de alguma maneira passar a ela, mesmo que ainda muito pequena”, descreve Pietro.

Ele conta que o parto da filha foi humanizado, dentro de uma unidade de saúde com uma doula. Porém, mesmo com as instruções passadas ao pé da letra a explosão de sentimentos no momento é algo inexplicável. 

“Na peça faço comparações entre o teatro e o parto. Os dois são riso, choro, dança, movimento e muitos outros sentimentos de uma vez. Além disso, reunimos cartas e depoimentos de outros pais, inclusive da mãe da minha filha”, detalha.

Pietro ainda dá uma previa do monólogo encenado por ele. “Começo a peça encenando desde a parte uterina até o momento do primeiro choro. Para isso, precisei fazer uma ampla pesquisa onde descobri que ainda no ventre, os bebes choram e até dançam”, revela.

A peça foi realizada sábado e domingo (16 e 17) no Teatral Grupo de Risco. Contudo, novas datas devem ser marcadas em breve.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias