ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 31º

Artes

"Pelo direito de viver", Marina Peralta e Bro MC's lançam "Demarcação"

Música faz parte de três compactos em formato digital que serão lançados até o fim do mês

Adriano Fernandes | 18/04/2022 20:51


Em parceira com o primeiro grupo de rap indígena do país e de MS, Brô Mcs, a cantora Marina Peralta, que também é nossa principal representante na cena reggae brasileira, lançou nesta segunda-feira “Demarcação”. Na canção, que já nasceu com direito a clipe, os artistas mesclam os dois estilos musicais ao guarani enquanto defendem uma das principais reivindicações dos povos indígenas: a demarcação de suas terras originárias.

"Demarcação" faz parte de três compactos (em formato digital) que serão lançados até o fim do mês. A música chega às plataformas, reforçando a pauta do abril indígena. "O projeto reivindica a devolução dos territórios originais e tem o primeiro lançamento coincidindo com o encerramento da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), considerado a maior manifestação indígena do Brasil, que acontece em Brasília", pontua  Marina.

No clipe, os quatro integrantes do Brô Mcs acompanham os vocais de Marina em guarani enquanto as imagens mostram um pouco dos rituais, das danças e da rotina dos indígenas.

"Vocês não tem vergonha?

Tiraram tudo de nós, levaram tudo de nós, levaram o nosso canto, a nossa voz 

Mão indígena para explorar e depois disso lucrar, só faturar". 

A demarcação de uma terra indígena, assegura ao indígena o direito de permanecer na terra onde tradicionalmente já vive. Muitos dos embates entre fazendeiros e indígenas no Estado e pelo país, se dão justamente pela falta de uma definição clara de quais são os limites entre os territórios indígena e privado.

A música "Demarcação" conta com a produção musical de Tael Bass e da própria Marina, no Link Up Studio, que nesta faixa apostam em baterias digitais criadas por Pé Beat e instrumental que une as influências e timbres de gêneros reggae, rap e trap.

Neste projeto, cada faixa conta também com uma versão em dub, que foram mixadas em mesa analógica e em formato livre por Yellow P, do tradicional Dubversão Sistema de Som, e masterizadas por Dougie Wardrop a.ka. Conscious Sound, de Londres.

Orgulhos de MS - As questões indígenas sempre estiveram presentes no repertório de Marina em músicas como "Direito para quem?" e "Retomada". O empoderamento feminino, a defesa do meio ambiente dos direitos de outras minorias também marcam presença nos versos da extensa carreira da cantora de Mato Grosso do Sul.

Já o Brô Mcs também existe desde 2008, mas "estourou" em julho do ano passado, quando gravou uma das músicas do álbum do DJ Alok, em Belo Horizonte. Além da música, os cantores participaram de uma minissérie documental, produzida pelo DJ. O ápice desse sucesso foi o convite para se apresentar no Rock in Rio deste ano.

O grupo formado pelos cantores Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto vai subir ao palco Sunset, no dia 3 de setembro, acompanhado do rapper Xamã. Nesta terça-feira (19) eles também estarão no programa Encontro da Rede Globo.

Para escutar via aplicativos de música, clique aqui.

Já o clipe você confere no começo da matéria e também através deste link.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias