ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Pesquisador vai contar a atuação de índios de MS na 2° Guerra Mundial

Jornalista Geraldo Duarte Ferreira tem uma pesquisa desenvolvida há décadas sobre esta parte da história

Leonardo Rocha | 27/03/2019 18:39
Jornalista Geraldo Duarte Ferreira (terceiro da esquerda para direita), ao lado de ex-combatentes da Segunda Guerra (Foto: Divulgação)
Jornalista Geraldo Duarte Ferreira (terceiro da esquerda para direita), ao lado de ex-combatentes da Segunda Guerra (Foto: Divulgação)

Para contar um fato importante da história do Estado, o jornalista Geraldo Duarte Ferreira vai realizar no próximo sábado (30), a partir das 9h, uma palestra sobre a participação de indígenas de Mato Grosso do Sul, nas operações da Segunda Guerra Mundial. O evento vai ocorrer na sede da Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira.

A palestra em Campo Grande vai relatar um trabalho de garimpagem e pesquisa do jornalista, que durante décadas, se dedicou ao trabalho de comprovar que muitos índios terenas da região de Aquidauana, estiveram na Europa, diante do maior conflito armado do mundo, que teve a participação brasileira.

Segundo o pesquisador, os índios sul-mato-grossenses enfrentaram frio, fome e lutaram contra a “intolerância nazista” da Alemanha, durante este conflito em que o Brasil ficou ao lado dos países aliados e vencedores do confronto, como Estados Unidos, Rússia, Inglaterra e França.

A Força Expedicionária Brasileira teve mais de 25 mil soldados no teatro de Operações na Itália, combatendo os países que defendiam o Nazismo e Fascismo. O grupo teve vitórias marcantes como as conquistadas em Monte Castelo, Castelnuovo e Montese, quando os brasileiros conseguiram aprisionar a 148° Divisão Alemã.

Nos siga no Google Notícias