ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Artes

Rafaela faz pinturas vibrantes que enchem a casa de cor e vida

Ela conheceu a técnica de lettering há 3 anos, e além de ressignificar sua arte, fez dela um meio de sustento

Por Idaicy Solano | 20/06/2024 06:46

“[A arte] é meu oxigênio diário. Eu não me imagino em um mundo onde eu não poderia ver, sentir ou viver a arte. Durante muito tempo a arte foi meu refúgio em meio a situações turbulentas, tanto que meus trabalhos sempre tiveram muitas cores e vida, pois era aquilo que eu buscava e que sempre acreditei em encontrar. E encontrei!”

Foi com este sentimento de colorir e dar significado ao mundo em sua volta, que a artista Rafaela Anjolin, 24, passou a encher as paredes de casas e estabelecimentos comerciais de pinturas vibrantes e cheias de vida. Ela conheceu a técnica de hand lettering há três anos, e além de usá-la para ressignificar seu contato com a arte, fez dela um meio de sustento.

Rafaela começou a grafitar em 2015, mas até então, não pensava em transformar o amor pela arte em sustento, pois explica que seu trabalho grafitando era feito de maneira completamente voluntária em eventos culturais, escolas e regiões periféricas e carentes de arte. Foi apenas em 2021, após passar por uma gravidez e pela pandemia, que ela conheceu o hand lettering, através de um vídeo na internet.

“Quando o Lorenzo nasceu, meu tempo era dedicado completamente a ele, e na sequência, veio a pandemia. Então, com todas as restrições de saídas daquela época, busquei me reconectar com a arte mas de uma forma que fosse em casa. Foi quando eu descobri o hand lettering”, conta.

A artista relata que se interessou bastante pelo trabalho, e decidiu arriscar. Comprou os materiais necessários e começou a testar a técnica no estilo freehand (mão livre), em telas, canecas e madeiras, até se sentir confiante para fazer uma arte na parede da sala.

Ela tirou fotos da parede e publicou em suas redes sociais, e conta que a partir disso começou a receber propostas para pintar estabelecimentos comerciais e quartos infantis. “Eu confesso que não esperava, [mas] hoje em dia minha arte é meu principal sustento”.

Registro de um dos primeiros grafitis feitos pela artista, em 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)
Registro de um dos primeiros grafitis feitos pela artista, em 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafaela conheceu a ténica do lettering em 2021, e hoje consegue ter uma renda através deste trabalho (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafaela conheceu a ténica do lettering em 2021, e hoje consegue ter uma renda através deste trabalho (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela faz as artes tanto em paredes  externas quanto internas, e para cada tipo de ambiente, utiliza materiais diferentes, para garantir a durabilidade das pinturas. No caso de ambientes internos, ela utiliza caneta posca, já em ambientes externos, é tudo feito no pincel.

O tempo de trabalho, segundo a artista, depende do tamanho da parede e dos produtos usados, pois a pintura feita com tinta e pincel leva mais tempo do que a caneta posca. Uma parede de três metros por um  metro e meio, por exemplo, leva em torno de seis horas para ficar pronta.

Sobre seu processo criativo, Rafaela explica que cria uma arte exclusiva para cada cliente, com base no que a pessoa deseja. Se necessário, ela ajuda a pesquisar inspirações, após isso, cria a ideia do projeto no papel e envia para avaliação e aprovação do cliente.

Multiartista, Rafaela faz também graffiti, pintura em telas, porcelanatos e roupas. Ela é proprietária do Old Art brechó, que é voltado para roupas vintages, atemporais, customizadas à mão por ela mesma. A artista também participa de desfiles e atua como personagem na Misancene Produções. Rafaela também ministra curso de hand lettering para crianças, no espaço Cucuruco.

Sobre os materiais utilizados nas pinturas, Rafaela adianta que a lista é longa, e que tudo depende da superfície em que irá desenhar. Em porcelanas, utiliza tintas para vidro, caneta tinteiro e caneta para porcelanas. Para fixar a arte, explica que é necessário levar a peça ao forno a 180 graus, por 40 minutos. Em madeiras e telas, utiliza tintas PVA, caneta posca e verniz. Já em roupas e tecidos, tinta acrílica para tecido.

O hand lettering em paredes internas é feito com caneta posca para a arte principal, e para detalhes e acabamentos utilizo látex e bisnagas xadrez. Em paredes externas ela utiliza latex, bisnagas xadrez, sprays e verniz. “Aquele potinho e aquele jornal/revista que você jogaria fora, nessas horas são SUPER úteis! Potinhos para mistura de tintas, e jornais/revistas para forrar o chão. Vale a pena guardá-los", acrescenta a artista.

Seu trabalho mais recente foi colorindo as paredes do jardim de Roseli (Foto: Arquivo Pessoal)
Seu trabalho mais recente foi colorindo as paredes do jardim de Roseli (Foto: Arquivo Pessoal)
Cores vibrantes são a marca registrada do trabalho de Rafaela (Foto: Arquivo Pessoal)
Cores vibrantes são a marca registrada do trabalho de Rafaela (Foto: Arquivo Pessoal)

O maior trabalho já feito por Rafaela foi um graffiti de cinco metros de altura e sete metros de comprimento, que ela fez com o coletivo de graffiti + Cor. “Levou em média 9 horas de trabalho. Foi feito na parte interna do U.T.R (Usina de Triagem de Resíduos), no evento  Pimp Nossa Cooperativa, que acontece pelo Brasil e é organizado pelo ativista Mundano, de São Paulo. O tema era sustentabilidade e conscientização, e retratamos de uma forma que pudéssemos levar mais cores e alegria para os trabalhadores do local”, relata.

Para ela, todos seus trabalhos são importantes e especiais, mas, um que lhe marcou bastante, foi a pintura feita no quarto de Márcia Cecília, filha de sua amiga, Karyne. “Fiz apenas um arco-íris e escrevi o nome dela, porém, o motivo é intenso. Maria é uma bebê arco-íris, ou seja, antes dela vir ao mundo, ela teve um irmão que agora é um anjinho”.

Quem quiser conhecer o trabalho da artista, ou se interessar pela oficina de lettering para crianças, o meio de contato é através do Instagram @rafaelaanjolinlettering.

Rafaela também faz jaquetas e outras peças de roupas customizadas por ela mesma (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafaela também faz jaquetas e outras peças de roupas customizadas por ela mesma (Foto: Arquivo Pessoal)
Caixinhas e canecas pintadas a mão são opções para presentear (Foto: Arquivo Pessoal)
Caixinhas e canecas pintadas a mão são opções para presentear (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafaela também pinta plaquinhas decorativas com mensagens positivas (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafaela também pinta plaquinhas decorativas com mensagens positivas (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias