ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Sesc reapresenta mostra gratuita com 10 clássicos do cinema alemão

Lado B | 05/10/2014 08:19
Cena de "A vida é um canteiro de obras"
Cena de "A vida é um canteiro de obras"

Com entrada franca, o Sesc repete a partir de amanhã a mostra "Encontro com o Cinema Alemão". São 10 clássicos, o mais antigo de 1999 e o mais recente de 2012. As sessões serão sempre às 19 horas, no Sesc Horto. Além de Campo Grande, também haverá exibições às 19h30 no Sesc de Corumbá.

Além de falar da Segunda Guerra Mundial, há temas como a unificação das duas Alemanhas.

Veja a programação completa:

Dia 6 de outubro
Adeus Lenin (Goodbye Lenin)

Direção: Wolfgang Becker, 120 min., 2003.
Berlim (leste), outono de 1989: A mãe de Alex Kerner entra em coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990, ela recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do Partido Socialista Único.

Dia 7 de outubro
Sonnenallee (Sonnenallee)
Direção: Leander Haußmann, 94 min., 1999.
No filme ousa-se fazer uma retrospectiva da Alemanha Oriental (RDA) – não de modo lamurioso, mas claramente nostálgico e bastante exagerado. O filme enfoca os jovens, as canções e danças proibidas bem como o „grande amor“ que transforma tudo.

Dia 8 de outubro
(Das Leben ist eine Baustelle).

Direção: Wolfgang Becker, colorido, 118 min., 1997.
Inverno em Berlim: um jovem operário perde seu emprego e é condenado a pagar uma multa. Seu pai morre e Vera, sua nova namorada, vai com ele ao velório. Um filme provocante e, às vezes, cômico, sobre a postura de vida de uma nova geração da cidade grande.

Dia 9 de outubro
Bem-Vindo à Alemanha (Almanya)

Direção: Yasemin Samdereli, 95 min., 2010.
Em 1964, Hüseyin Yilmaz sai da Turquia e vai para a Alemanha. Mais tarde, traz a esposa e os filhos. Agora, sua neta relata com afeto e humor a história da família durante a viagem de férias do clã a seu lugar de origem. Qual é sua verdadeira pátria é a questão que cada um deverá colocar para si mesmo.

Dia 10 de outubro
Yella (Yella)

Direção: Christian Petzold, 88 min, 2007.
Yella anseia pelo futuro. Deseja que a existência que tem levado se torne passado. Ela conhece um homem que opera no mundo do capital de risco. Yella dá provas de competência como sua assistente. Mas momentos de sua vida pregressa misturam-se à sua nova vida.

Dia 13 de outubro
O Que Permanece (Was bleibt).

Direção: Hans-Christian Schmid, 88 min., 2012.
Um universo familiar aparentemente intacto, um fim de semana prolongado em família – depois disso, nada mais será como antes. Aparentemente, tudo está em ordem e garantido – até o momento em que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta já estar curada e de ter deixado de tomar os medicamentos. As fachadas da família supostamente intacta caem por terra.

Dia 14 de outubro
Todos os Outros (Alle anderen).

Direção: Maren Ade, 119 min, 2009.
O filme conta a história de Gitti e Chris, um casal no início da casa dos trinta que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois, longe de todos os outros. Só não conseguem fugir um do outro.

Dia 15 de outubro
4 Dias em Maio (4 Tage im Mai).

Direção: Achim von Borries, 95min, 2011.
Quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, soldados tanto russos quanto alemães, na costa do mar Báltico, estão cansados da batalha. Apenas um órfão de 13 anos quer virar herói e tenta provocar um confronto.

Dia 16 de outubro
Nenhum Lugar Para Ir (Die Unberührbare).

Direção: Oskar Roehler, preto e branco, 100min, 1999.
A escritora Hanna Flanders não consegue lidar nem com o próprio desenvolvimento pessoal nem com o desenvolvimento político responsável pela extinção da RDA e pela reunificação alemã.

Dia 17 de outubro
Berlin Is In Germany

Direção: Hannes Stöhr, 90min, 2001.
Após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia.
O Sesc Horto fica na rua Anhandui, 200.

Nos siga no Google Notícias