ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Aplicar disciplina positiva pode ensinar tanto pais quanto filhos

Educadora criou grupos no WhatsApp e através do Instagram publica vídeos com dicas sobre disciplina positiva, em Campo Grande

Por Alana Portela | 25/03/2020 08:11
Com disciplina positiva, os pais podem aprender a lidarem melhor com os filhos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Com disciplina positiva, os pais podem aprender a lidarem melhor com os filhos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Por meio da disciplina positiva, Ariane Oshiro quer ajudar os pais a lideram com os filhos. Agora é o momento de ter paciência, já que todos precisam ficar em casa, para cuidar da família e da sociedade. Contudo, nem sempre isso é fácil, principalmente para quem tem crianças.

“O objetivo é oferecer algo de ajuda nesse momento de incerteza e impermanência. Achei que seria contraproducente não promover interação nesse momento de isolamento social, então criei o outro grupo para as pessoas comentarem, interagirem sobre os temas”, explica Ariane.

Ela é educadora parental pela Positiva Discipline Association, uma instituição que atua em 60 países do mundo e, trabalha com disciplina positiva há dois anos, paralelo a atuação como facilitadora de Comunicação não Violenta. “Trabalho com eventos e palestras na área materno infantil há mais de 5 anos e atuei em unidade de acolhimento por 10”, conta.

Ariane criou dois grupos de estudos gratuitos no WhatsApp. Por lá, ela envia áudios e posts de dicas diárias. “No sentido de difundir dicas e sugestões para ajudar as famílias a lidarem com os comportamentos das crianças, principalmente, nesse cenário de isolamento social que os pais se encontram sem rede de apoio”.

O grupo de estudos acontecerá também em forma de lives, pelo Instagram, falando dos capítulos do livro disciplina positiva da Jane Nelsen. “A primeira live será na sexta, das 6h às 7h, sobre o capítulo 1 do livro”, diz.

Conforme ela, a disciplina positiva foi desenvolvida por Jane Nelsen e está baseada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, ambos psiquiatras vienenses. A teoria e a prática de Adler foram influenciadas pela sua vivência de morar em um bairro pobre em uma sociedade altamente estruturada, por seus pacientes indigentes e sua experiência como psiquiatra do exército austríaco durante a Primeira Guerra Mundial.

Após a guerra, Adler iniciou uma série de clínicas infantis para orientar e ensinar a pais e professores métodos mais eficazes para trabalhar com crianças e jovens, usando os princípios democráticos de dignidade e respeito.

A disciplina positiva pode contribuir na educação através de ferramentas práticas para lidar com desafios de comportamento no cotidiano. “As alternativas que usamos com os pais, muitas vezes, para tentar acabar com comportamentos que consideramos inapropriados serve para gerar e aumentar novos comportamentos desafiadores”, explica Ariane.

“A Disciplina Positiva tem um olhar para a crença por trás do comportamento das crianças e para semear habilidades de vida que serve não apenas para o presente, mas, a longo prazo”, conclui ela.

Para participar do grupo de WhatsApp é só clicar neste link. Segue as lives através deste Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias