ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Barbearia na 14 de Julho mantém o local do mesmo jeito há 50 anos

Anny Malagolini | 22/06/2014 07:25
Cadeiras são as relíquias preservadas pelo barbeiro. Foto: Cleber Gellio
Cadeiras são as relíquias preservadas pelo barbeiro. Foto: Cleber Gellio

Na Rua 14 de Julho, em uma das últimas barbearias da cidade, o “Salão Santista” comemora 50 anos com os mesmos costumes e ainda nas mãos do paraguaio Domingos Roaborando, de 74 anos.

O piso na barbearia é o sinal da idade do prédio construído na década de 30. O restante dos objetos também vestígios do passado.

O charme fica por conta das três cadeiras de barbeiro, genuínas relíquias. Com o vermelho transformado em laranja pelo tempo, são preservadas por Domingos desde que abriu o salão. “Éramos em três, mas foi caindo o serviço e só restou eu”, explica sobre o motivo de ter mais cadeiras do que barbeiros no local.

As peças vintage por ali não são uma questão de modismo retrô e sim de tradição. “Passam aqui para tirar foto, já perguntaram preço, mas não vendo”, afirma.

Desde os 20 anos, quando ainda morava do outro lado da fronteira com Ponta Porã, ele já exercia o ofício, que foi passado em família.

Ele veio do Paraguai e quando chegou na Capital abriu o ponto, numa época em que o local sequer era asfaltado. “Era como um bairro”, lembra.

A simplicidade do lugar também é marcada pelos clientes. O aposentado Luido Sandim da Silva, de 78 anos, virou amigo. Ele acompanha o barbeiro há 30 anos. “Se eu tiver dinheiro eu corto o cabelo e se eu não tiver eu corto também, criamos uma amizade”, brinca

E mesmo com o número reduzido de clientes, o salão fica aberto de segunda a sábado, a partir das 8 horas. O corte de cabelo custa R 15, 00 e a barba R 10,00.

Simplicidade do local é marcado pela clientela e pelo passado intacto.
Simplicidade do local é marcado pela clientela e pelo passado intacto.
O amigo de 30 anos corta o cabelo em uma das cadeiras que já completam 50.
O amigo de 30 anos corta o cabelo em uma das cadeiras que já completam 50.
Nos siga no Google Notícias