ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Campanha arrecada lenços e bonés para melhorar autoestima de quem tem câncer

Ângela Kempfer | 30/04/2014 06:23
Luciana e os filhos, que de São Paulo também colabora com a campanha sul-mato-grossense. (Foto: Facebook)
Luciana e os filhos, que de São Paulo também colabora com a campanha sul-mato-grossense. (Foto: Facebook)

Quem um dia descobriu a barra que é enfrentar o câncer, pode falar com propriedade sobre a doença mais temida dos tempos modernos. Pelos relatos, um dos momentos mais emplacáveis é quando a ficha cai com os efeitos da quimioterapia. “Quando meus cabelos começaram a cair entrei em pânico”, conta a artista plástica Rosa Mavignier.

Mas no caso dela, a volta por cima veio rapidinho. “Experimentei algumas perucas e não fiquei bem. Me senti melhor com lenço na cabeça. Foi ai que resolvi fazer, no Face, um chá virtual de lenços. Foi um sucesso”, lembra.

O tratamento terminou, mas a experiência de pedir lenços nas redes sociais exigiu mais de Rosa. “Começaram a chegar lenços de todos os lugares do Brasil. Pensei em doar a grande maioria para pessoas na mesma situação. Comecei a fazer rodadas semanais de doações no Hospital de Câncer de Barretos”, lembra.

Agora, a campanha segue com muitos mais adeptos, inclusive, do interior de São Paulo, mas com um único destino: os pacientes com câncer de Campo Grande. Tudo é entregue à Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer), para ser distribuído às pessoas atendidas pela entidade.

A rede de amigos de Rosa cresceu por conta do Facebook e hoje é responsável pela coleta não só de lenços, mas também de bonés. “A finalidade da campanha era levar para todos os lugares essa ideia de amor, no propósito de ‘Todos por Todos no Combate ao Câncer’. Hoje, nossa campanha ganhou força e, em vários lugares do Brasil existem pessoas fazendo coletas para doar”, explica.

Rosa (centro) no Natal, com Papai Noel aderindo à campanha.
Rosa (centro) no Natal, com Papai Noel aderindo à campanha.

De Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo, a ação se espalhou graças a empresária Luciana Marteletti. Ela conheceu Rosa pelo Facebook, porque fornece produtos para o filho da artista plástica. “Vi a história dela, pedindo as doações, e como tinha uma gaveta cheia de lenços, resolvi contribuir”.

Mas Luciana não se contentou com apenas uma colaboração. Quatro meses depois, já coletou cerca de 800 lenços e bonés e também doou 35 centímetros do longo cabelo cacheado para a confecção de perucas para crianças com câncer.

“Tenho muitas amigas e hoje elas participam em várias cidades aqui de São Paulo. Na quinta, a dona de um bar vai fazer o Boteco Solidário, para recolher mais doações”, conta.

A satisfação parece ser grande, apesar de Luciana nunca ter tido contato direto com qualquer pessoa que recebeu as doações. “Só falta agora o prazer de entregar pessoalmente os lenços”, comenta a empresária que ainda não conhece Campo Grande.

No dia 9 de maio, o material doado por Rosa, Luciana e tantas outras pessoas interessadas em ajudar, será entregues às mulheres atendidas pela Abrapec em Campo Grande em um evento especial para comemorar o Dia das Mães.

Para quem trabalha com pacientes fragilizados pela doença, atitudes simples como a campanha “Lenço Solidário” tem força inestimável. “As pessoas descobrem o poder de pequenos gestos, que têm significado tão grande. E os pacientes têm a autoestima fortalecida, o que é importante para os bons resultados do tratamento”, explica a assistente social Sônica Barcela.

O telefone da Abrapec é (67) 2106-8100.

Nos siga no Google Notícias