ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Casa terá Mamãe Noel para representar mulher que cria os filhos sozinha

Em Rio Brilhante, figura natalina virou protagonista e ganhou casa separada

Jéssica Fernandes | 07/12/2021 14:23
Luciane ao lado dos filhos Vitória e Enrico. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luciane ao lado dos filhos Vitória e Enrico. (Foto: Arquivo Pessoal)

O natal do município de Rio Brilhante, a 165 km de Campo Grande, promete ser diferente e muito especial. Neste ano, a figura do Papai Noel ficou em segundo plano, pois a protagonista do evento é a Mamãe Noel, que ganhou uma casa só para ela. O significado da ação vai além do espírito natalino e tem um caráter social: trazer representatividade para as mães solos da cidade.

A costureira Luciane Gomes Wallevain, 38 anos, foi a escolhida para representar a personagem. Mãe de um casal, ela também é mãe solo e tem dois filhos, Sofia, 11 anos, e Henrico, 18 anos.

Ao Lado B, ela comentou as expectativas para dar vida a figura e como se sente com o convite. “Casou certinho, cuido da casa sozinha e aqui tem muitas mulheres nessa situação. No meu caso, crio os dois sozinha, mas tenho a participação dos pais também”, afirma.

Casa da Mamãe Noel será aberta na quinta-feira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casa da Mamãe Noel será aberta na quinta-feira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Devido à pandemia, a profissional ficou desempregada de outro serviço que possuía. Além de poder representar as figuras maternas do município, Luciane também será paga pelo trabalho. Quando conversou com a reportagem, ela revelou que estava guardando segredo e que só a filha sabia. “É uma novidade, a minha filha achou legal, quer ir junto e participar. Eu tô um pouco apreensiva por nunca ter feito isso, mas é algo diferente e combina comigo”, relata.

A responsável por ter a ideia da casa e da Mamãe Noel é a empresária Liara Cansian, 33 anos. “Eu fui participar de uma reunião sobre o Natal, sou bem feministona e, na hora que comentaram, falei que deveria ter uma Mamãe Noel. São as mulheres que fazem a ceia, compram os presentes, organizam, então, queremos divulgar isso da mulher ser aquela que faz o Natal”, conta.

Ela também foi a pessoa que convidou Luciane para desempenhar o trabalho e fazer a alegria das crianças e mamães solos. “Ela estava desempregada e se disponibilizou a fazer a roupa do Papai Noel. Ela representa muito, é mãe solo, fora dos padrões estéticos, porque não é loira ou branca, então, tem essa questão também. A população adorou”, enfatiza.

Projeto do espaço interno da casa natalina. (Foto: Studio House)
Projeto do espaço interno da casa natalina. (Foto: Studio House)

Outra proposta interessante com o evento, conforme a empresária, é a possibilidade das famílias terem liberdade de criarem a própria história. “A Mamãe Noel não tem uma história folclórica, cada um vai poder criar uma que se identifique mais e de acordo com a sua realidade”, fala.

A programação do município de Rio Brilhante prevê que a chegada da Mamãe Noel ocorra na quinta-feira (09).  No dia, será realizado um passeio ciclístico para acompanhar a Mamãe Noel e show musical. Para adoçar o paladar dos visitantes, um grupo de mulheres preparou biscoitinhos natalinos.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura e Associação Empresarial de Rio Brilhante (AERB). O projeto da casa é assinado pelas arquitetas Rosângela Novaes e Loide Lopes.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias