ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Com duas jaquetas, Ricardo saiu do desemprego para a vida dos sonhos

Trajetória de Ricardo levou 13 anos desde a venda das jaquetas de couro

Por Aletheya Alves | 09/04/2024 08:14
Ricardo começou sua trajetória vendendo suas duas jaquetas. (Foto: Paulo Francis)
Ricardo começou sua trajetória vendendo suas duas jaquetas. (Foto: Paulo Francis)

Há 14 anos, Ricardo Augusto Gamarra Escobar saiu do desemprego quando resolveu vender até as próprias roupas. Na época, ele tinha duas jaquetas de couro e foi assim que conseguiu construir tanto a própria loja quanto sua casa.

“Eu estava desempregado, não tinha esperança de nada e fiz uma oração para Deus. Sou evangélico e sempre tive fé, então orei”, diz Ricardo, introduzindo sobre como a história começou. Sem saber qual caminho seguir, ele narra que a “solução” apareceu de uma forma inesperada.

O empresário conta que o avô de sua filha tinha uma empresa que construía casas e, visitando o órgão de fiscalização dos empreendimentos, acabou conhecendo os funcionários. Foi em uma dessas visitas que um dos fiscais de construção elogiou sua jaqueta de couro.

Ricardo explica que na mesma hora só pensou em oferecer a jaqueta para que o fiscal comprasse. “Ele disse que a jaqueta era linda e eu falei que era minha mesmo, mas que era nova e eu podia vender. Pedi R$ 250 e ele aceitou, depois vendi a outra que tinha também pelo mesmo preço”.

Naquele dia, o empresário começou a pensar no motivo de ainda não ter pensado em vender roupas e começou a fazer encomendas de jaquetas. “Perguntei quais funcionários queriam, anotei, fui para a Bolívia e trouxe para cá. Depois disso, não parei mais e comecei a vender camisetas”.

Antes dessa solução para o desemprego aparecer, Ricardo já tinha uma boa experiência com vendas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eu sou de uma família muito humilde. Quando era criança, a gente não tinha quarto direito para dormir, dormia todos os irmãos juntos. E eu comecei a trabalhar cedo, antes dos 10 anos eu já ajudava minha mãe que vendia salgado. Meu pai era pescador, então eu fui aprendendo a lidar com as pessoas, descreve o empresário.

Unindo as experiências passadas à ideia de vender roupas, ele passou a oferecer os produtos de porta em porta durante os anos seguintes. Até que, em 2019, chegou o momento de começar a receber os clientes em casa.

Ainda sem pensar em um espaço completo como uma loja, sua casa foi adaptada para agendar os horários com os compradores. “Peguei minha sala, meu jardim de inverno e minha cozinha para fazer um espaço pequeno. Continuei vendendo como já fazia, mas sem precisar ficar na rua”.

Assim como para outros comerciantes, ele narra que a pandemia não foi fácil, mas também não impediu que o sonho de ter seu espaço completo continuasse ativo. Já tendo sua casa e carro próprios com as vendas das roupas, ele começou a pensar sobre uma loja completa.

Loja de Ricardo começou a ser construída no ano passado e foi inaugurada neste mês. (Foto: Paulo Francis)
Loja de Ricardo começou a ser construída no ano passado e foi inaugurada neste mês. (Foto: Paulo Francis)
Todas as opções são voltadas para a moda masculina. (Foto: Paulo Francis)
Todas as opções são voltadas para a moda masculina. (Foto: Paulo Francis)

Foi assim que, em 2023, Ricardo conseguiu comprar um terreno e dar início às obras. “Sempre pedi muito a Deus. A gente vinha aqui no terreno, orava e continuava trabalhando na minha casa enquanto isso. No final, deu tudo certo e ficou muito melhor do que eu imaginava”.

Hoje, o empresário trabalha com moda masculina em geral, indo desde roupas casuais até esporte fino. “Estamos no começo do espaço novo e a gente torce para continuar dar certo. Tudo sempre foi com Deus ao lado, então sabemos que esse é o caminho”, diz.

Para conhecer o espaço, a loja Rage Modas fica localizada na Avenida José Barbosa Rodrigues, 8520, Residencial Sírio Libanês 2. O atendimento é de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias