ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Corredor no Centro "esconde" homem que andou 12 dias na selva até chegar aqui

Paula Maciulevicius | 15/10/2014 07:00
Como passatempo, hoje Justo mantém um comércio numa portinha da 26 de Agosto. (Foto: Marcelo Callazans)
Como passatempo, hoje Justo mantém um comércio numa portinha da 26 de Agosto. (Foto: Marcelo Callazans)

No estreito corredor de bugigangas da Rua 26 de Agosto, bem no Centro da cidade, os cabelos brancos do comerciante paraguaio Justo Cuellar, de 77 anos, tem e muita história para contar. O comportamento meio desconfiado no primeiro contato demonstram que ele ainda guarda os resquícios de quem sobreviveu à duas ditaduras. Uma imposta pelo ditador Stroessner no Paraguai e outra pela natureza selvagem. Por 12 dias, Justo e um grupo de militares caminharam pela selva onde só se abre caminho com facão e foice. Do Chaco Paraguaio ao Brasil, o relato de um sobrevivente das torturas física e psicológica. 

Quando me apresentei ele só avisou que era preciso separar duas horas para ouvir toda a história. "Se você quiser saber tudo mesmo", alertou. Dito e feito. Foram 2h de relatos desde o nascimento dele, em 1937, em Coronel Bogado, no Paraguai, até a eternidade que durou a travessia da canoa do Rio Paraguai para o lado brasileiro.

"Se eu chorar, você me desculpa, viu?". Não era preciso se desculpar seu Justo. O senhor está no seu direito de derramar lágrimas ao voltar no tempo. Nascido em família humilde, o sonho dele quando menino era entrar no Colégio Militar paraguaio. Seu primeiro contato seria na campanha para eleger um presidente estudantil, quando ajudou o oficial Tenente Ferreira a vencer. Dele partiu o convite para adentrar no Exército. Em conjunto, veio a missão "sagrada". Aos 17 anos ele foi convidado pelo primo, para ingressar no complô armado para derrubar a ditadura de Alfredo Stroessner e implantar a democracia no País.

"Não tinha alternativa. Pensei: vou abandonar e ingressar para essa causa. Eu tinha que fazer o serviço dentro do Exército a fim de derrubar o Stroessner e eu entrei de corpo e alma", lembra. O complô tinha regimentos em todas as esferas: cavalaria, infantaria, marinha, aeronáutica e base aérea. A comunicação era clandestina, mas periódica e como toda história de revolução, o ataque foi adiado por duas vezes até que veio a ordem para o então Cabo Cuellar de que se não fugisse, iam derrubar o seu regimento. Ele escolheu ficar e na mesma madrugada foi capturado.

Os cabelos brancos têm e muita história para contar: de como Justo chegou até aqui. (Foto: Marcelo Callazans)
Os cabelos brancos têm e muita história para contar: de como Justo chegou até aqui. (Foto: Marcelo Callazans)

"O meio da disciplina na ditadura militar é, animalesco é a palavra que eu tenho", descreve. Ele foi entregue pelo braço direito, passou por sessões de tortura da banheira eletrizada, choques, agressões, dias sem comida e nem água e muito menos sem saber o que lhe estava reservado.

O castigo foi trabalhar para ampliar a estrada "Engave Santa" que unia a fronteira do Paraguai com a Bolívia. Eles foram conduzidos e vigiados por um grupo de seis militares da ditadura, um sargento e outros 4 ou 5 soldados. Na tarde em que Justo chegou com outros 20 militares, todos sentenciados à mesma sina, de morrer à míngua ali, o recado dado era de que eles precisavam dormir e descansar para o trabalho do dia seguinte.

Foram seis meses no Chaco Paraguaio. Decisão, segundo Justos, tomada sem qualquer defesa dos acusados. Para eles não havia alimentação e nem as mínimas condições de higiene. A comida era chá com bolachas no café e feijão e canjica no almoço. O banho se restringia a 1 litro de água. A lida era de sol a sol num ambiente nada civilizado. "Fomos atacados por duas vezes, eram tribos de índios selvagens".

Entre si, o grupo de condenados, decidiu que era morrer ou morrer. "Dia 25 de Agosto, às 12h do ano de 1957, em uma combinação relâmpago e certeira dominamos todos os guardas compostos, eram seis militares, o tenente Lugo, dois sargentos, um cabo e dois soldados", narra. Justo, como o menos graduado, apenas cabo, viu o então tenente tentar uma proposta: de que não daria parte deles ao governo desde que eles voltassem atrás da ideia. "Com a experiência que carrego e conhecimento deste lugar, atravessar a selva até o rio será um suicídio coletivo", reproduz Justo as palavras que ouviu aquele dia.

O grupo seguiu andando. Amarram os cinco em árvores e levaram consigo um deles. "Para voltar e desamarrá-los. Essa atitude foi o que nos ajudou para conseguirmos asilo político. Não derramamos nenhuma gota de sangue e nem maltratamos fisicamente os guardas", ressalta.

"Começa agora a caminhada em busca da liberdade, carregamos todos os meios de locomoção, cavalo, carreta e boi. Andamos a noite inteira para no dia seguinte alcançar a chácara de um amigo que tínhamos conseguido meses antes". O amigo a que se refere era um cavaleiro que nos tempos de castigo levou medicamentos e mantimentos até o campo.

"Amparado ao teu sagrado verde e amarelo", ele agradece, de coração, ao Brasil. (Foto: Marcelo Callazans)
"Amparado ao teu sagrado verde e amarelo", ele agradece, de coração, ao Brasil. (Foto: Marcelo Callazans)

Na época em que armas valiam mais do que dinheiro, essa era a moeda de troca de Justo Cuellar. A chácara foi o único ponto de referência durante a caminhada que durou 12 dias, em meio à selva, onde para se andar era preciso abrir espaço na mata com facão e foice.

Durante o dia, eles revezavam a cada 30 minutos quem iria à frente, abrindo caminho. Nos primeiros passos, eles já sacrificaram o cavalo que o acompanhava. "Nossa comida já é pouca, seria de grande valia sacrificá-lo para saciar nossa fome mais para frente, alguns concordaram, já estavam fazendo fogo, ninguém tinha coragem de matá-lo, até que se escutou uma voz: seja o que Deus quiser. E detonou um tiro mortal na cabeça do cavalo. Rapidamente carneamos. Cada um pegou um pedaço".

Justo relembra que a recomendação era de economia total de água. "Isso num calor que era cada vez mais intenso, de 30 a 35 graus". Sem água para beber, eles só molhavam os lábios, ora com gotas de suor, ora pelas lágrimas, ora da água mesmo.

Em uma determinada noite, os pensamentos invadiram a cabeça de Justo. Disciplinado no exército, ele sabia que sacrificar um soldado para salvação do grupo é aceitável. "Ao meu lado, o cabo era um negro musculoso. Eu tratei de me afastar e foi a noite mais longa da minha vida, porém amanheceu e tratamos de aproveitar ao máximo a frescura da manhã".

Sem água, sem comida, sem motivação. A substituição de quem conduzia a foice já havia caído, de 30 para 15 minutos. "Rezamos e pedimos à Virgem de Caacupé a nossa salvação. Em questão de segundos acontece o milagre. Se formou uma nuvem e veio a cair um aguaceiro farto. Não tem como descrever a fisionomia de todos: gargalhadas, lágrimas, choros, prantos. Já com mais disposição, continuamos a terrível andança".

É preciso traçar aqui um parêntese. O relato todo é sempre dito no presente. Na memória de quem viveu a crueldade da ditadura paraguaia e na própria natureza não existe passado que seja remoto. Mesmo que a história tenha ocorrido 57 anos atrás.

Depois da chuva, o grupo pegava algumas folhas verdes para se alimentar. "A gente comia e tinha a sensação de ser algo tão gostoso. De vez em quando algum subia à uma árvore para ver se avistava claridade ou sinal de vida", relembra.

O milagre aconteceu, mas foi passageiro diante de tanto chão ainda pela frente. Sem nada de novo, o estômago provocava dores que só quem andou por comida e liberdade sabe expressar. "Assamos uma tartaruga. Dividimos em 20 pedaços, sorte que tínhamos um pouco de sal, foi um churrasco temperado".

Quando eles pensaram em desistir, a subida na árvore mostrou um campo aberto, onde se podia ver a corrida mansa do Rio Paraguai. "Não existem palavras nem frases para expressar a alegria que tomou conta de todos. O outro lado era o tão sonhado Brasil", recorda Justo. O calendário marcava dia 6 de setembro. O bando avistou uma casa e uma canoa, aos donos se apresentaram como homens de bem e pediram ajuda para atravessar o rio. "Na canoa cabia só metade do grupo. A travessia e a volta representavam uma eternidade, até que finalmente embarcamos, já era mais de meia-noite".

O outro lado era Porto Murtinho. De lá foram escoltados pelo Exército até o quartel, onde receberam comida, cuidados médicos e assistência que tanto desejavam e lhes faltou naqueles dias. Ao chegar no Brasil eles entraram com o pedido de asilo político, concedido por Juscelino Kubitschek.

Um mês depois, Justo Cuellar chegou a Campo Grande, de onde nunca mais saiu. "E no dia 8 de outubro, visitamos o jornal Correio do Estado, fomos manchete: 'Fugitivos do campo de concentração do Chaco Paraguai' e assim continou uma longa reportagem que até hoje guardo com muito carinho e veneração.

Aqui Justo trabalhou na parte gráfica do jornal, se casou, teve oito filhos, netos e bisnetos. Ao final da ditadura no Paraguai, ele daqui comemorou. "O meu sacrifício eu senti que foi coroado com êxito é uma longa história e onde eu quero chegar é que eu gostaria de externar o meu terno agradecimento a esse povo maravilhoso, hospitaleiro, que nos recebeu de braços abertos. Nós não fizemos nada mais do que procurar a nossa liberdade", resume.

"Amparado ao teu sagrado verde e amarelo", ele agradece, de coração, ao Brasil. Ao final da reportagem ele pergunta se terá ibope e pede ainda um segundo capítulo se a aceitação for boa. É que na luta contra a ditadura do Brasil ele também teve participação. Hoje aposentado, ele gosta de engatar conversa e está sempre no ponto onde é seu passatempo. Aposentado, vende as bugigangas para se ocupar e contar, a quem sabe um bom ouvinte, o seu passado no Chaco.

Chegada do grupo foi coberta pelo jornal. Recorte está guardado até hoje na parede da casa de Justo. Há 57 anos. (Foto: Marcelo Callazans)
Chegada do grupo foi coberta pelo jornal. Recorte está guardado até hoje na parede da casa de Justo. Há 57 anos. (Foto: Marcelo Callazans)
Nos siga no Google Notícias