ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Dono de mansão histórica, pecuarista Renato Ribeiro morre aos 101 anos

Proprietário da Fazenda Taboco, no Pantanal, também era padrasto do prefeito de Aquidauana Odilon Alves Ribeiro.

Danielle Valentim | 16/08/2019 21:31
Renato em entrevista ao Lado B em 2017. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Renato em entrevista ao Lado B em 2017. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Morreu aos 101 anos, o engenheiro agrônomo Renato Alves Ribeiro, dono da Fazenda Taboco, no Pantanal, e de uma mansão histórica, na Rua 15 de Novembro, em Campo Grande.

As causas da morte não foram divulgadas, mas doente no último ano, Renato vivia sob os cuidados da esposa Maria Tereza Alves Ribeiro, em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) montada em sua residência.

Renato nasceu no dia 6 de fevereiro de 1918. Pecuarista famoso em Mato Grosso do Sul, a fazenda localizada em Aquidauana tem mais de 170 anos e já virou tema do livro "Taboco - 150 anos: balaio de recordações", publicado em 2010 e escrito por ele. 

Empreendedor em diversas áreas, Renato Ribeiro era tido como um grande benemérito mantendo em Campo Grande diversas instituições filantrópicas como hospitais e entidades beneficentes.

Fachada da casa construída em 1969 e moderna para a época.  (Foto: Marcos Ermínio)
Fachada da casa construída em 1969 e moderna para a época. (Foto: Marcos Ermínio)
Imóvel tem mais de 2 mil metros quadrados, três andares e 25 cômodos (Foto: Marcos Ermínio)
Imóvel tem mais de 2 mil metros quadrados, três andares e 25 cômodos (Foto: Marcos Ermínio)

A casa em Campo Grande já foi muito confundida com centro comercial, diante da modernidade. A casa foi erguida na década de 1960, para Renato para viver junto aos filhos e depois dos netos.

O imóvel tem mais de 2 mil metros quadrados, três andares e 25 cômodos, distribuídos entre suítes, banheiros, sala de estar, jantar, TV, cozinha e área de serviço, além do salão de festas, piscina e área de churrasqueira.

Segundo o portal O Pantaneiro, ele era irmão do ex-prefeito de Aquidauana Tico Ribeiro e de Lourdes Fragelli, já falecidos. Renato era pai de José Alves Ribeiro Neto e Rosa Maria, também já falecidos. O pecuarista era padrasto do atual prefeito de Aquidauana Odilon Alves Ribeiro.

Renato nasceu no dia 6 de fevereiro de 1918. O velório acontece neste sábado (17), no período da manhã, no Parque das Primaveras. O horário do enterro ainda não foi divulgado.

Nos siga no Google Notícias