ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Em 20 páginas, cartilha resgata movimento histórico de lésbicas

Material será lançado na sexta-feira, às 18h, no MIS

Por Jéssica Fernandes | 28/02/2024 10:46
Bandeiras representativas das mulheres bissexuais e lésbicas. (Foto: Divulgação)
Bandeiras representativas das mulheres bissexuais e lésbicas. (Foto: Divulgação)

O Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e o Ibiss-CO (Instituto Brasileiro de Inovações Pró sociedade Saudável Centro Oeste) lançam na sexta-feira (01) a cartilha “Mulheridades lésbicas e bissexuais de Mato Grosso do Sul – visibilidade, representatividade e combate à violência”. O material é uma homenagem à militante de Mato Grosso do Sul, Márcia Zen.

A cartilha de 20 páginas produzidas pelo instituto  traz definições básicas, histórias dos movimentos, articulações atuais, dados, pesquisa e toda documentação lésbica e bissexual do Brasil. Os capítulos foram estruturados para contar os principais avanços conquistados através da luta de movimento organizados, divulgar canais e espaços existentes para mulheres lésbicas e onde procurar ajuda.

A educadora social no Ibiss, Ludmila Neves Müller, explica que o material nasceu do comprometimento do instituto em estimular o diálogo, combater estigmas e fortalecer o respeito às diferenças.

“Com uma abordagem interseccional visamos apresentar, a partir de uma linguagem acessível e objetiva, aspectos históricos, políticos e sociais que vêm moldando as diversas experiências de mulheres lésbicas e bissexuais, cisgêneros e transgêneros, tanto em nível nacional, quanto regional”, pontua.

O lançamento da cartilha “Mulheridades Lésbicas e Bissexuais” será no dia 1º de março, sexta-feira, às 18h, no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro.

A entrada é gratuita e o evento é aberto a todo o público.

Nos siga no Google Notícias