ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Enquanto a maioria vai para a folia, congresso forma voluntários

Evento reúne em torno de 1,5 mil pessoas em Campo Grande durante o Carnaval

Mirian Machado | 10/02/2018 13:05
A expectativa é de que participem cerca de dois mil voluntários do Brasil e do mundo  (Foto: André Bittar)
A expectativa é de que participem cerca de dois mil voluntários do Brasil e do mundo (Foto: André Bittar)

A expectativa é formar cerca de 2 mil trabalhadores voluntários na 62ª edição do congresso Concafras (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita). Na noite deste sábado (10) acontece a abertura do congresso por isso muita gente ainda está chegando na Capital. São pessoas de 110 municípios, 18 estados brasileiros e 7 países entre eles Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.

O professor peruano, Hector Arias Aucca, de 44 anos saiu há três dias da cidade de Cusco, no Peru para participar pela segunda vez do Concafras. Vera Lucia Werlarg do estado de Mato Grosso, que também veio participar do evento intermediou a conversa com o Campo Grande News. Hector afirma que há cinco anos ao conhecer uma brasileira voluntária lá no Peru e saber das atividades desenvolvidas no Brasil, surgiu o desejo de também se tornar um voluntário.

O peruano Hector participa pela segunda vez do congresso (Foto: André Bittar)
O peruano Hector participa pela segunda vez do congresso (Foto: André Bittar)

“É uma alegria essa fraternidade. Poder compartilhar conhecimento e também conhecer pessoas”, disse. Depois que Sônia voltou para o Brasil, em Cusco, ele continua as ações sozinho, distribuindo de casa em casa mensagens evangélicas e agora com o objetivo de formar um grupo de voluntários por lá.

O professor ainda explica que a maior dificuldade hoje na cidade é um local para abrigar o grupo e atender as pessoas. “Por ser uma cidade turística, tudo é muito caro em Cusco”, conta. Mas apesar das dificuldades a gratidão de fazer mais pelo próximo é o que realmente importa.

Também vinda do Peru, mas da cidade de Arequipa a adolescente, de 15 anos, Ana Lucien Juanita Caceres Guillen veio com a tia participar pela primeira vez do congresso. Apesar de ser a primeira vez ela já carrega uma bagagem no voluntariado que faz com o colégio que estuda há dois anos. “Estudo no colégio religioso lá e por isso sempre fazemos ações com idosos, visitamos crianças de outras escolas, distribuemos doces no natal, fazemos doações de roupas também e o grupo de amigos visitamos comunidades carentes uma vez na semana”, disse.

Bastante animada por ser a primeira vez no Brasil, ela afirma que esta achando tudo muito interessante, esta feliz e tranquila consigo por se tornar voluntária. “é muito bom, estou achando tudo lindo, tem uma variedade de pessoas diferentes, de culturas diferentes, mas que tem um objetivo em comum”, conclui.

Ana Lucien de 15 anos já faz ações solidárias há dois anos pela escola que estuda no Peru (Foto: André Bittar)
Ana Lucien de 15 anos já faz ações solidárias há dois anos pela escola que estuda no Peru (Foto: André Bittar)

O objetivo é formar voluntários para fazer o bem para o próximo e que consequentemente traz o bem para ele mesmo. Essa é a 5ª edição do congresso que acontece em Campo Grande. O evento é realizado por três casas espíritas que independente da religião acolhem qualquer pessoa de qualquer religião.

Um dos coordenadores do evento explica que a data também foi pensada com cuidado, Carnaval é além de ser considerado para algumas cidades feriado, é também um evento aparentemente feliz que faz as pessoas felizes.

“Apesar de parecer feliz, as estatísticas mostram que as pessoas extrapolam e cometem excessos . Uma época de muitos acidentes, abusos de álcool, envolvimento com drogas e também gravidez. Então nós somos a contrapartida do carnaval. O congresso é uma opção de ter o que fazer nessa época”, disse, Vitor Rojas.

A universidade Uniderp, onde acontece o evento, ainda cedeu o alojamento para os participantes dormirem, foram instalados chuveiros provisórios e uma cozinha. Durante o evento ainda é possível fazer a inscrição e participar.

O evento vai até terça-feira (13) com mais de 140 cursos. Hoje (10) acontece a abertura oficial às 19H. No domingo haverá cursos em diversos temas, centrais e atuais. Na segunda-feira pela manhã serão cursos de temas específicos como idosos, crianças e adolescentes. Já no período vespertino serão as atividades práticas, quem por exemplo, optar por ser voluntário na área de idosos, na parte prática será a vez de ir em um lar de idosos e colocar em ação o que aprendeu pela manhã. Ainda na segunda-feira a noite, terá apresentação dos países com participação da ONU e para encerrar, na terça-feira, serão discutidos temas livres.

Nos siga no Google Notícias