ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Ensino Médio visita redação e "afronta" o Campo Grande News

Campo Grande News abre as portas para alunos de Ensino Médio conhecerem a realidade de um portal de notícias

Por Thailla Torres | 16/05/2024 12:12
Alunos do Colégio Harmonia visitam o Campo Grande News e conversam com a diretora de jornalismo Ângela Kempfer. (Foto: Marcos Maluf)
Alunos do Colégio Harmonia visitam o Campo Grande News e conversam com a diretora de jornalismo Ângela Kempfer. (Foto: Marcos Maluf)

Nesta quinta-feira (16), a redação do portal de notícias Campo Grande News recebeu uma visita especial: 14 alunos do Ensino Médio do Colégio Harmonia. E a gurizada mostrou que não tem medo de falar, na lata um deles pergunta: "Como ter leitor se hoje todo mundo se informa pelas redes sociais?".

A atividade faz parte do curso ‘Newsletter Workshop’, onde os jovens estão aprendendo a criar blogs para divulgar notícias sobre a escola e temas de interesse pessoal. A manhã de portas abertas do portal proporcionou uma experiência imersiva no mundo do jornalismo, aproximando a turma da produção de notícias e do debate sobre a importância de informação de qualidade.

As maiores dúvidas foram sobre os desafios do jornalismo em tempos de redes sociais e a enxurrada de informações difundidas diariamente. O grupo também questionou a credibilidade e a veracidade das notícias em meio a um ambiente onde as fake news proliferam.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eu pude ver como funciona cada setor do Campo Grande News, achei muito legal, fez eu ficar curioso pelas notícias e interessado, porque é a minha cidade e eu tenho que ir atrás para saber um pouco de tudo", comentou Gastão Meloti Frandoloso, um dos alunos participantes.

A iniciativa do Campo Grande News de abrir as portas não é apenas a introdução dessa meninada ao funcionamento de uma redação jornalística, mas também fomentar uma visão crítica sobre a informação que consomem. Durante a visita, os estudantes puderam observar todos os departamentos e compreender que existe um processo completo de produção de uma notícia, desde a apuração das pautas até a publicação e a interação com os leitores, que vai muito além do TikTok que essa geração consome, embora o portal também esteja na plataforma e usa da diversidade de redes para difundir notícias bem apuradas.

Lucas refletiu sobre as diferenças das redes sociais e o jornalismo tradicional. (Foto: Marcos Maluf)
Lucas refletiu sobre as diferenças das redes sociais e o jornalismo tradicional. (Foto: Marcos Maluf)

A professora do Colégio Harmonia, Fernanda Vargas, que acompanhou a turma, destacou o impacto positivo da experiência. “Foi incrível, eles tiveram acesso à vida real, como a notícia é feita, como é dada e todo o lado interessante e positivo da profissão. Tenho certeza que a visita vai contribuir para a visão de mundo e até escolha da profissão”.

Lucas Maiolino de Carvalho, outro aluno presente, refletiu sobre a diferença entre as redes sociais e o jornalismo tradicional. “Eu achei interessante porque a nossa geração não tem muito contato com esse tipo de mídia, a gente fica principalmente nas redes sociais e saber como funciona eu achei diferente, um mundo totalmente novo”.

Ângela Kempfer, diretora de Jornalismo do Campo Grande News e criadora do Lado B, recepcionou os alunos. (Foto: Marcos Maluf)
Ângela Kempfer, diretora de Jornalismo do Campo Grande News e criadora do Lado B, recepcionou os alunos. (Foto: Marcos Maluf)

Para a diretora de jornalismo do Campo Grande News, Ângela Kempfer, uma abertura como essa é fundamental para educar as novas gerações sobre a importância do jornalismo na construção de uma sociedade bem informada e crítica.

"A redação do Campo Grande News está aberta para receber alunos de escolas públicas e particulares, permitindo que conheçam mais sobre o jornalismo, desde a apuração das notícias até a publicação e o engajamento dos leitores", destaca a diretora, que também é criadora do Lado B e há 13 anos desempenha um papel fundamental na difusão de reportagens jornalísticas que coloquem o comportamento, as amenidades e discussões profundas em pauta no jornalismo sul-mato-grossense.

"É importante essa conexão da juventude ao jornalismo, especialmente em um momento onde a desinformação é uma ameaça constante. A interação com profissionais de uma redação pode proporcionar uma compreensão mais profunda sobre o papel do jornalista, principalmente em tempos que esse profissional é tão massacrado", finaliza Ângela.

Escolas que queiram agendar visita no Campo Grande News por entrar em contato através do  WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias