ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

"Esquecida", Campo Grande queria entrar na história até com poesia

Almanaque ilustrado de 1928 mostra como a cidade queria ser vista na época

Por Aletheya Alves | 12/04/2024 06:11
Construção do "Pavilhão do Chá" no jardim e a Escola Joaquim Murtinho. (Foto: Arquivo)
Construção do "Pavilhão do Chá" no jardim e a Escola Joaquim Murtinho. (Foto: Arquivo)

Em 1928, quando Campo Grande ainda seguia em um desenvolvimento mais lento, até poesia a cidade ganhou. Na época, uma das preocupações dos estados era mostrar suas cidades e, por fazer parte do interior brasileiro, Campo Grande integrou um almanaque ilustrado sobre o então Mato Grosso.

“A formosa e vetusta cidade de Campo Grande tem merecidamente a primazia dentre as suas irmãs do sul do Estado de Mato Grosso, como sendo o berço do comércio e da cultura, da indústria e do trabalho”, introduz o almanaque.

Economicamente, a cidade era definida pela pecuária com os campos sendo ocupados pelos “bois indianos”. Inclusive, é ligando a cidade à sua economia é que o almanaque classificava Campo Grande como uma possível solução para a colonização do Estado.

Devido ao seu desenvolvimento ainda inicial, o município que se tornaria capital era visto como mais um esquecido no interior do Brasil.

Registro sobre o Rádio Clube no século passado. (Foto: Arquivo)
Registro sobre o Rádio Clube no século passado. (Foto: Arquivo)
Primeira foto mostra o coreto do Jardim de Campo Grande, a segunda ilustra a 14 de Julho. (Foto: Arquivo)
Primeira foto mostra o coreto do Jardim de Campo Grande, a segunda ilustra a 14 de Julho. (Foto: Arquivo)

Outro lado da Campo Grande de quase cem anos atrás é ilustrado pelas estatísticas presentes no almanaque. Em toda a cidade, havia cinco ônibus, 186 “caminhões para passageiros”, 75 caminhões gerais e 480 carroças, charretes e carretas.

Ao todo, em 1927, o município registrou 89 casamentos, 285 nascimentos de meninos e 275 de meninas.

As estatísticas destacadas também eram em relação aos alunos das escolas Joaquim Murtinho e Nossa Senhora Auxiliadora. Na primeira, havia 415 estudantes, enquanto na segunda, específica para meninas, eram 260 alunas.

O texto que, assim como o álbum fotográfico, tentava traçar um retrato da cidade optou por já detalhar sobre a então Sociedade Esportiva Campo-grandense que focava no âmbito dos esportes e se reunia no Rádio Clube.

“Faziam parte José da Costa Moraes, Rubens Teixeira, Valerio Martins Costa e outros que muito se adquirindo o campo de esportes adequaram aos seus fins”, relata.

E, completando, outro ponto que fez com que Campo Grande já mostrasse seu destaque é que ganhou até um poema chamado “Campo Grande, a cidade vermelha”.

“Sorrindo à Primavera, ao Verão, ao Outono, Inverno, na conquista sublime do ideal… Campo Grande (sua lenda é quase azul). Desse azul suave de chimera, apagado, mas, eterno que nos lega amor leal”. Diz um trecho.

Confira na imagem abaixo o poema completo:

Poema escrito sobre Campo Grande para ilustrar o almanaque. (Foto: Arquivo)
Poema escrito sobre Campo Grande para ilustrar o almanaque. (Foto: Arquivo)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias