ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Fora das corridas, Jeferson se diverte fotografando o povo de graça

Publicitário dedica finais de semana a projeto que fotografa pessoas se exercitando no Parque dos Poderes

Por Natália Olliver | 05/12/2023 08:00
Jeferson Alves durante dia de fotografia no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Thailla Torres)
Jeferson Alves durante dia de fotografia no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Thailla Torres)

Uma lesão no joelho colocou uma pausa no hobby do publicitário Jeferson Alves do Nascimento, de 39 anos, mas não impediu que ele registrasse a alegria de outras pessoas enquanto realizavam o que ele amava: correr no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Foi assim que nasceu o projeto Fotos Free. Iniciativa que deixa guardado momentos em que os corredores, amadores, ou não, passam por determinado trecho do local.

O equipamento fotográfico, esquecido desde 2011, foi tirado do baú para realizar a iniciativa gratuita. Jeferson comprou porque queria fazer fotos de casamento. Entretanto, anos depois e de algumas tentativas, percebeu que não se encaixava no ramo.

“Sempre tive um amor pela fotografia e então surgiu a ideia: por que não pegar minha câmera e explorar o Parque dos Poderes? Parti para o Parque em uma tarde de domingo, sem um plano definido, apenas com a intenção de capturar momentos. Enquanto caminhava e fotografava, um rapaz se aproximou correndo. Capturei uma sequência de fotos dele. O corredor passou por mim e retornou, curioso sobre onde poderia obter aquelas imagens. Trocamos contatos, prometendo enviar as fotos”.

Corredora participa do projeto no Parque dos Poderes (Foto: Projeto Fotos Free)
Corredora participa do projeto no Parque dos Poderes (Foto: Projeto Fotos Free)

A realização do primeiro cliente em se ver correndo motivou a publicitário a de fato criar o projeto. “Desejava que mais pessoas pudessem ter fotos incríveis para compartilhar, incentivando uma vida ativa e saudável".

Como funciona 

Ao Lado B, ele explica que todas as sextas-feiras, compartilha no story do Instagram as datas e os locais em que estará no Parque durante os finais de semana. No lugar, ele instala um banner que questiona quem passa: Quer uma foto legal?

Se a resposta for sim. O papel instrui a pessoa a passar pela sinalização demarcada no chão fazendo uma pose. ”Marco a área com cones. Registro imagens de todos que atravessam essa demarcação. Durante um único fim de semana, aproximadamente 5 mil fotos são capturadas”.

As imagens são separadas por datas no perfil do fotógrafo e as fotos, tiradas normalmente, aos sábados, das 7h às 9h e aos domingos, das 7h às 10h.

Jeferson acrescenta que também deixa disponível uma chave pix caso as pessoas queiram contribuir financeiramente com o projeto. “Qualquer valor é bem-vindo. Além disso, as pessoas podem apoiar marcando nossa página em suas postagens e compartilhando nosso conteúdo”.

Registros são feitos gratuitamente e podem ser acessados por link nas redes sociais (Foto: Projeto Fotos Free)
Registros são feitos gratuitamente e podem ser acessados por link nas redes sociais (Foto: Projeto Fotos Free)

Sucesso 

O idealizador da iniciativa, criada há seis meses, não esperava que a ação fosse tão bem recebida pelos corredores. Apenas no mês de novembro, a página registrou mais de 9 mil acessos às fotos. Os registros viram estopim para criação de uma amizade entre o fotógrafo e os fotografados.

“Elas frequentam o local, param para conversar, e essa interação é incrível. Capturo momentos de diversas atividades, desde atletas correndo até pessoas em treinos de bicicleta, quem está passeando com seus cachorros, famílias caminhando ou se divertindo com triciclos, a galera do patins a turma do skate. Estamos lá para eternizar esses momentos em imagens belas, promovendo alegria e inspiração para todos”.

Oublicitário e idealizador do projeto, Jeferson Alves (Foto: Projeto Fotos Free)
Oublicitário e idealizador do projeto, Jeferson Alves (Foto: Projeto Fotos Free)

Com o projeto, o publicitário consegue ajudar quem gosta de ter ao menos uma memória daquilo que realiza com amor, e ainda divulgar o trabalho desenvolvido. “Eu estou amando, o meu sentimento é de dever cumprido. Sempre tive vontade de ajudar as pessoas, mas esbarrava na questão de dinheiro. Com as fotos posso doar meu trabalho e motivar a galera a se movimentar e curtir o Parque”.

Jeferson ainda lembra de histórias que marcaram durante esses meses de iniciativa. Como o caso de um senhor que passou por uma cirurgia de câncer e corria 7km após superar a doença ou um jovem que fez uma cirurgia bariátrica e estava feliz em estar se exercitando.

“Ouvir que estou motivando as pessoas a irem ao Parque para fotografar e se movimentar é bastante gratificante. Cada foto conta uma história. Cada história compartilhada é uma fonte de inspiração”.

Os interessados podem encontrar as fotos no Instagram @FotosFree.cg. A iniciativa é gratuita.

Registros são feitos desde corredores a famílias durante passeios no Parque dos Poderes (Foto: Projeto Fotos Free)
Registros são feitos desde corredores a famílias durante passeios no Parque dos Poderes (Foto: Projeto Fotos Free)

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias