ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Home office em tempos de coronavírus é jeito fácil de se dar mal

Pedimos ajuda de especialistas em trabalhar de casa, que aconselharam os iniciantes nessa prática forçados pelo coronavírus

Lucas Mamédio | 17/03/2020 07:49
Rodrigo limpando a casa enquanto o trabalho lhe espera. (Foto: Arquivo Pessoal)
Rodrigo limpando a casa enquanto o trabalho lhe espera. (Foto: Arquivo Pessoal)

Eis um homem de verdade, que procrastina, que luta consigo mesmo para se equilibrar nas milhares de obrigações a serem feitas nessa rotina louca que nos engole,  que muitas vezes perde todo seu tempo realizando tarefas banais enquanto algo realmente importante o espera, mas que no fim, e no fundo é tudo que importa nessa vida - o fim - ele dá conta do recado e entrega o que tem que entregar, seja lá o que for. Esse homem tem o meu respeito, e deveria ter o seu também.

Rodrigo Motta, publicitário, de 31 anos, merece, portanto, nossa admiração. Antes do coronavírus rolar solto por essa sofrida pátria, ele já estava trabalhando de casa, o chamado home office. E em meio a tantas tarefas, Rodrigo tem falhado miseravelmente, quando o assunto é organização.

“A verdade é que eu trabalho por demanda, então costumo cumprir os meus prazos. Se meu prazo é amanhã, eu vou fazer hoje nem que seja de madrugada”.

Na primeira vez que o Lado B entrou em contato com Rodrigo, por volta de 10 horas da manhã, ele estava limpando a casa. “Às vezes você encontra a casa um pouco mais bagunçada e acaba optando por organizá-la e o trabalho que você deveria fazer, as demandas do dia, você acaba jogando para um outro horário diferenciado, mais na calada da noite”.

“Calada da noite” é simplesmente sensacional, é como se encontrasse o trabalho para um encontro romântico, como se aquele relatório fosse um amor proibido que encontramos na “calada da noite”. Rodrigo para presidente!

Rodrigo na "calada da noite" calando a sociendade (Foto: Arquivo Pessoal)
Rodrigo na "calada da noite" calando a sociendade (Foto: Arquivo Pessoal)

A lista criada por Rodrigo como modo de auto-organização é qualquer coisa de espetacular:

- Cumprir os prazos das entregas. Se não consegui fazer pela manhã ou tarde, farei obrigatoriamente à noite.

- 20 minutos livres a cada 1h30 de foco:  me permite curtir os cachorros se estão comigo, me alongar, espreguiçar, ajeitar a casa, lavar uma louça por exemplo, etc...

- Geralmente eu acumulo os minutos livres pra descansar em algum horário, seja pra ver uma série que eu gosto, seja pra dar uma descansada deitado mesmo.

Mas caso você não lide de forma tão humana assim com a novidade de ter que trabalhar de casa, o Lado B conversou com algumas experts em home office para ajudar a se organizar, principalmente se quiser trabalhar em horário comercial.

Ceila Arakaki trabalha em sistema de home office há pelo menos oito anos. Ela, que é agenciadora de viagens, resolve quase todas suas obrigações pelo celular ou pelo notebook.

Ceila trabalha em casa há mais de oito anos (Foto: Henrique Kawaminami)
Ceila trabalha em casa há mais de oito anos (Foto: Henrique Kawaminami)

Primeira dica de Ceila é levantar cedo. “É preciso ter disciplina, então não tem esse negócio de a hora que eu acordar eu começo a trabalhar, tem que acordar cedo”.

Em seguida Ceila fala sobre a vestimenta. “Tem que se arrumar como se fosse pra algum lugar trabalhar. Eu colo salto, roupa mais formal e também passo alguma maquiagem”.

Outra dica importante é estabelecer para as outras pessoas da casa que sua presença ali não te faz estar disponível o tempo todo. “Aqui em casa todos já sabem que a hora que estou trabalhando, ninguém me incomoda, só se for urgente, como seria se não estivesse aqui”.

Ceila está sentada em uma mesa relativamente grande de escritório, com notebook, papéis, tudo típico de um escritório, o que nos leva a mais uma dica. “É importantíssimo ter um local específico de trabalho, nada de ficar no sofá ou cadeira na sacada”.

Ceila não abre mão de usar roupas formais de trabalho (Foto: Henrique Kawaminami)
Ceila não abre mão de usar roupas formais de trabalho (Foto: Henrique Kawaminami)

Já a advogada especialista em direito tributário Maria Gabriela Lordelo, que presta serviço para uma multinacional inglesa analisando contratos de possíveis investimentos no Brasil por parte dos britânicos, traz à tona um cuidado importantíssimo no home office: a saúde mental.

“Ficamos em um isolamento mesmo e isso é muito diferente de ir todos os dias a uma empresa e ver colegas, conversar, então é preciso tomar cuidado para não ter reflexos psicológicos oriundos de prática de trabalhar em casa”.

A jornalista Lyra Líbero deu um passo além nessa história toda. Com o perfil @vidahomeoffice ela fala sobre os desafios de empreender praticando home office. Em uma das últimas postagens, Lyra, inclusive, aborda a questão do coronavírus.

Post de Lyra sobre o home office em tempos de coronavírus (Foto: Arquivo Pessoal)
Post de Lyra sobre o home office em tempos de coronavírus (Foto: Arquivo Pessoal)

“Penso nisso pois QUASE TODOS os empregos que eu tive poderiam ser home office. Será que após o controle da pandemia essa tendência do trabalho vai se fortalecer? Qual sua opinião?”, pergunta Lyra depois de explicar que o home office tem sido usado como forma frear o contágio da doença.

Lyra ainda alerta para que os pessoas que trabalham em home office mantenham os mesmo cuidados daqueles que ainda compartilham ambientes com colegas. “Tem que usar álcool em gel, higienizar tudo certinho, cuidado ao mexer no celular”.

Esperamos que tenha sido proveitoso. Finalizo aqui de casa agora essa matéria, à 00h12, na calada da noite.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias