ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Liso parecia única saída em 1999, mas Sandra bateu o pé pelas crespas

Hoje Sandra é requisitada por muitas mulheres que desejam brilhas com seus fios crespos e cacheados

Por Thailla Torres | 12/03/2024 08:56
Em 1999, Sandra travou uma batalha árdua em prol do brilho e da valorização dos fios naturais. (Foto: Cássio Moura)
Em 1999, Sandra travou uma batalha árdua em prol do brilho e da valorização dos fios naturais. (Foto: Cássio Moura)

Sandra Márcia de Abreu, aos 49 anos, é muito mais do que uma especialista em cabelos crespos e cacheados. Ela é uma guerreira que travou uma batalha árdua em prol do brilho e da valorização dos fios naturais em um período em que a única saída oferecida era o alisamento.

Quem senta uns minutos para escutar sua história até se emociona. Sandra também, principalmente ao recordar de mulheres que, muitas vezes, chegaram ao salão com o couro cabelo ferido de tanta química, tudo para acabar com a curvatura do cabelo que “não foi aceito”.

Hoje ela é querida por mulheres que vão em busca de cuidar dos seus fios crespos e cacheados. (Foto: Cássio Moura)
Hoje ela é querida por mulheres que vão em busca de cuidar dos seus fios crespos e cacheados. (Foto: Cássio Moura)

Por isso, sua jornada profissional teve início em 1999, quando realizou seu primeiro curso completo de cabeleireira. Desde então, Sandra enfrentou a escassez de produtos de qualidade e de mão de obra especializada para atender às necessidades do seu próprio cabelo crespo, de curvatura 4B.

"Sou negra e tenho cabelo crespo, e naquela época as opções eram limitadas: alisar, fazer permanente ou recorrer ao megahair. No entanto, nunca obtive um resultado satisfatório com essas técnicas", relata Sandra.

Determinada a mudar esse cenário, Sandra se especializou no cuidado e na valorização dos cabelos crespos e cacheados. Buscou cursos de aprimoramento e produtos de qualidade em diversos estados, até encontrar uma escola que oferecesse tudo o que precisava para se destacar nesse segmento.

Sandra trabalhando com os cabelos crespos. (Foto: Cássio Moura)
Sandra trabalhando com os cabelos crespos. (Foto: Cássio Moura)

Atualmente, seu salão, exclusivamente feminino, completa 11 anos no mesmo endereço. Lá, Sandra preza pela liberdade de suas clientes em expressarem sua identidade através de seus cabelos. "Aqui você é livre para usar seu cabelo da forma que te faz feliz e realizada, seus cabelos, suas regras! Estamos aqui para atender priorizando sempre a saúde dos seus fios", afirma.

Sandra reconhece as dificuldades enfrentadas por mulheres de sua geração, que muitas vezes tiveram que lidar com procedimentos agressivos em busca de aceitação social. "Muitas clientes chegam até mim com queimaduras no cabelo causadas por procedimentos muito fortes", lamenta.

A especialista enfatiza a importância de priorizar a saúde capilar, tanto dos clientes quanto dos profissionais. "Quando colocamos a saúde em primeiro lugar, o sucesso é garantido", destaca.

"É essencial que as pessoas se sintam representadas e confortáveis com seus fios naturais", diz Sandra. (Foto: Cássio Moura)
"É essencial que as pessoas se sintam representadas e confortáveis com seus fios naturais", diz Sandra. (Foto: Cássio Moura)

Sandra também destaca a evolução no reconhecimento e na valorização dos cabelos crespos e cacheados ao longo dos anos. "Quando comecei minha carreira, enfrentei uma grande escassez de produtos e aceitação. Hoje, felizmente, vemos uma valorização crescente desses tipos de cabelo", comemora.

Além da questão estética, Sandra ressalta a importância da praticidade no cuidado diário dos cabelos. "É essencial que as pessoas se sintam representadas e confortáveis com seus fios naturais, sem abrir mão da praticidade no dia a dia", pontua.

Com uma visão ampla do cuidado capilar, Sandra busca não apenas entregar resultados estéticos, mas também promover a auto aceitação e o bem-estar de suas clientes. "Nosso objetivo vai além de simplesmente cuidar dos cabelos. Queremos que cada pessoa que saia daqui se olhe no espelho e se reconheça, se sinta verdadeiramente feliz e confiante com sua própria beleza", finaliza.

Quem quiser conhecer o espaço de Sandra, o endereço é Rua Sebastião Lima, 245, Bairro Monte Líbano.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias