ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Museólogo que se apaixonou por MS tem cinzas jogadas no Rio Paraguai

Sílvio Andrade, especial para o Campo Grande News | 17/11/2018 11:34
Nivaldo contempla o Cerrado pensando no projeto de Costa Rica (Foto: divulgação)
Nivaldo contempla o Cerrado pensando no projeto de Costa Rica (Foto: divulgação)

O paulista Nivaldo Vitorino, pesquisador, museólogo, urbanista, arquiteto e ambientalista morreu no dia 24 de agosto, em Campo Grande, quando idealizava um dos seus trabalhos mais apaixonantes: a concepção do Centro Histórico-Geográfico da cidade de Costa Rica, cidade situada ao Norte de Mato Grosso do Sul. Estado com o qual se identificou desde o momento em que chegou a Corumbá, em 2004, para criar o Museu de História do Pantanal (Muhpan).

No leito do Hospital da Santa Casa, aguardando cirurgia após um aneurisma com rompimento da aorta, Niva, como era conhecido, pediu subitamente a colega arquiteta Joelma Arguelho, também envolvida no projeto de Costa Rica, que desejava ser cremado se morresse. “Fala para mina irmã”, disse, sereno, em um momento crítico. Logo depois, sofreu uma parada cardíaca e morreu, aos 61 anos, na mesma semana em que o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi destruído.

Cinzas foram jogadas em frente ao Porto Geral de Corumbá, onde fica o Muhpan. (Foto: Silvio Andrade)
Cinzas foram jogadas em frente ao Porto Geral de Corumbá, onde fica o Muhpan. (Foto: Silvio Andrade)

O corpo do conceituado profissional foi cremado em São Paulo e naquele momento de dor e tristeza surgiu a Ideia de jogar suas cinzas no Rio Paraguai, em um comentário da sua grande amiga Margareth Escobar, ex-superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) em Campo Grande. A família logo concordou. Nivaldo explorou o majestoso rio em suas andanças e pesquisas por vestígios da presença do homem no Pantanal.

Última homenagem

Nesta sexta-feira, com a presença da irmã, Nilva, parentes e amigos, as cinzas de Nivaldo foram jogadas nas águas caudalosas do Rio Paraguai, em frente ao Porto Geral, onde funciona o Muhpan, instalado no centenário prédio Wanderley & Baís. Foram momentos de grande emoção. O barco da Ong Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), com a qual o museólogo compartilhou conhecimentos e sonhos, levou silenciosamente a urna até o centro do rio.

Rabelo fala do amigo em um momento de grandes emoções no adeus a Nivaldo. (Foto: Silvio Andrade)
Rabelo fala do amigo em um momento de grandes emoções no adeus a Nivaldo. (Foto: Silvio Andrade)

“Sinto que ele está aqui e muito feliz, sinto isso”, fala Nilva, 60, um dos três irmãos de Nivaldo, ao lado do coronel reformado Ângelo Rabelo, 58, consultor ambientalista, diretor do IHP e responsável pela vinda de Nivaldo a Corumbá para criar o Muhpan, museu administrado pela Fundação Barbosa Rodrigues. No barco, a prima Áurea e sua filha Andréia e a arquiteta Ana Paula Badarin, que conviveu com Nivaldo na montagem cenográfica do Muhpan.

O barco se aproxima do Farol da Marinha, no meio do rio, de onde se avista o Casario do Porto. A natureza molda em dourado as águas e o céu com o pôr-do-sol mais incrível. Rabelo se despede do amigo na última viagem juntos: “Nada mais justo do que colocar o Nivaldo em meio a esse lugar privilegiado. Ele contemplou e entendeu o Pantanal como poucos, talvez, antes dele, só o Manoel de Barros percebeu o que significava o Pantanal”.

Legado de esperança

Nilva também diz algumas palavras, enaltecendo o grande homem e artista que foi o irmão. “Sinto muito orgulho dele e fizemos essa jornada até Corumbá para prestar-lhe a última homenagem, em um lugar que ele se apaixonou e conviveu por tanto tempo”, comentou, sob aplausos. Em seguida, os presentes rezam um Pai Nosso e, lentamente, Nilva espalha as cinzas de Nivaldo pelas águas do Rio Paraguai, não tirando os olhos do prédio onde fica o Muhpan.

A sensibilidade a o poder da transformação poética e grandes projetos do renomado e introspectivo arquiteto é um legado de esperança que fica para as futuras gerações, cita sua amiga Luciana Sendyk, sanitarista de formação, ecossocialista por opção e vegana por ideologia, feminista e engajada, em um artigo publicado nas redes sociais logo após sua partida.

“O Nivaldo deixa um legado de amor para a irmã, família e amigos; de generosidade para quem trabalhou com ele. Para mim, pessoalmente, ficou o entender que a vida é rica e cheia de possibilidades, mas também frágil, fugidia. O instante do sonho passa em um piscar de olhos — sonhar é lindo, mas o motor da vida é a ação.”, escreveu.

Nivaldo com crianças indígenas da comunidade Paiter Surui, em Rondnia. (Foto: Divulgação)
Nivaldo com crianças indígenas da comunidade Paiter Surui, em Rondnia. (Foto: Divulgação)

Muhpan, a semente

Sua passagem por Mato Grosso do Sul foi uma grande imersão cultural e ambiental, se tornando um garimpeiro de fragmentos, histórias e outras riquezas que estavam se perdendo num Estado que ainda busca sua identidade. Para Ângelo Rabelo, Nivaldo conseguiu traduzir cenograficamente e conceitualmente o homem pantaneiro em todos os momentos de ocupação do bioma, em cenários muito perceptíveis para quem visita o Muhpan.

Em 2009, ele foi o ganhador do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituído pelo Iphan, pelo trabalho “Em Busca do Acervo Perdido”, que permitiu a construção do museu. Nivaldo criou coisas incríveis para descrever a presença do homem no Pantanal, como o túnel de imersão na paisagem pantaneira, com paredes revestidas de espelhos, onde são projetados vídeos refletindo o amanhecer, chuvas, pios, cantos de aves, na entrada do museu.

Nivaldo contempla o Cerrado pensando no projeto de Costa Rica (Foto: Divulgação)
Nivaldo contempla o Cerrado pensando no projeto de Costa Rica (Foto: Divulgação)

Projeto inacabado

A sua dedicação de corpo e alma nos projetos lhe custava, muitas vezes, tristezas e frustrações. Ficou chateado, por exemplo, por não ter sido comunicado ou convidado a participar da introdução de um novo componente no Muhpan que trava do homem negro. Da mesma forma, ficou chocado com a alteração do seu projeto para o Centro de Ciências Naturais de São José dos Campos (SP), a ponto de pensar em se mudar do Brasil.

Nivaldo reencontrou forças para continuar sua missão em uma incursão pela Amazônica, onde concebeu e doou o projeto do centro de apoio a Ong Doutores sem Fronteira e convivência com a natureza, crianças da aldeia indígena Paiter Suruí e saiu transformado, lembra Luciana Sendyk. “Começo a re-gostar do Brasil”, teria dito. De volta a Mato Grosso do Sul, passou a dedicar-se na montagem do Centro Histórico-Geográfico da cidade de Costa Rica.

“Aqui os professores da rede publica de ensino recebem 13, 14 e 15 salário e esta valorização implicou no desempenho dos estudantes que estão entre os melhores do ranking nacional. O futuro museu que projetarei será uma extensão das salas de aula, além de proporcionar aos turistas uma leitura da paisagem local. Estou muito animado e feliz da vida para colaborar com eles”, escreveu em sua página no Facebook, duas semanas antes de morrer.

Nos siga no Google Notícias