ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

No consultório, paciente escolhe música preferida para aliviar medo de dentista

Pacientes de Luiz também amam a cadeira com massagem durante o tratamento dentário

Danielle Valentim | 15/05/2019 06:40
Paciente tem massagem na cadeira e escolhe o quer ouvir durante o tratamento dentário. (Foto: Henrique Kawaminami)
Paciente tem massagem na cadeira e escolhe o quer ouvir durante o tratamento dentário. (Foto: Henrique Kawaminami)

O temido barulho do motorzinho faz muita gente fugir do dentista. Mas o ruído assusta até quem trabalha com isso. O cirurgião-dentista Luiz Augusto de Souza admite o trauma da caneta de alta-rotação e, por isso, buscou formas de amenizar a agonia de quem chega para ser atendido. Em seu consultório, o paciente tem massagem na cadeira e escolhe o quer ouvir durante o tratamento dentário.

“Eu tenho muito medo de dentista. É engraçado, mas é um trauma de infância. Eu entendo cada paciente e sempre estudo técnicas para reduzir esse medo. Aqui no consultório usamos a música. O som musical é processada no centro das emoções onde também se concentra o medo e o estresse. As canções também são capazes de aumentar a sensação de prazer”, pontua o dentista, que também é especialista em tratamentos endodônticos e transplantes.

Cirurgião-dentista Luiz Augusto de Souza admite o trauma da caneta de alta-rotação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cirurgião-dentista Luiz Augusto de Souza admite o trauma da caneta de alta-rotação. (Foto: Henrique Kawaminami)

De Roberto Carlos ao grupo Rouge, Dr. Luiz já ouviu de tudo um pouco. A maioria pede o fone, mas há quem prefira mesclar o som do motorzinho com uma música em som ambiente.

“Com a música o paciente fica mais à vontade. Tem quem prefira a música clássica outros não, mas a ideia é que ele ouça a preferida para atingir o relaxamento. Tem paciente que prefere o fone, mas outros querem oscilar entre o som da caneta e a música. Introduzi o método e tem dado certo. Tem tratamento ao som de funk, Rouge, pagode e até rock, geralmente, quem tem mais medo pede músicas mais calmas como o MPB”, explica.

Mas não e só música, a cadeira com vibrações completa a sessão de “SPA”. Quem entra tenso, sai com dente tratado e corpo relaxado. A enfermeira Mônica Jungef, de 33 anos, é paciente de Luiz e garante que sua coluna agradece.

Mônica e o pai Aloísio em dia de consulta. (Foto: Divulgação)
Mônica e o pai Aloísio em dia de consulta. (Foto: Divulgação)

“Eu, particularmente, gosto muito. A gente relaxa, principalmente quando é música que conhece. Já pedi Rael, Tulita Ruiz, o que chamam de nova MPB. Agora, a massagem na cadeira é maravilhosa, sofro com lombalgia e a massagem evita que eu saia com dores”, frisa.

A enfermeira faz o tratamento junto ao pai, o aposentado Aloisio Jungef, de 68 anos. Ele é o responsável pelos dias de cantoria de Roberto Carlos.

Luiz ressalta que a inclusão da música como alívio para tensões no consultório não é apenas diversão, mas um método baseado em estudos científicos.

Luiz reforça que é tudo baseado em estudo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Luiz reforça que é tudo baseado em estudo. (Foto: Henrique Kawaminami)

Análises feitas por pesquisadores do Brasil e do Reino Unido tiveram resultados animadores. O artigo publicado na revista Evidence-Based Complementary And Alternative Medicine pontuou teste com 50 pacientes com dois tipos de inflamações dentárias.

Na prática, metade passou por tratamento de canal ouvindo “Träumerei”, ópera de Robert Schumann e a outra metade com fone desligado.

Pela saliva, o pesquisadores observaram que o grupo que ouviu música apresentou nível menor de cortisol, o hormônio do estresse, e menos sobrecarga cardíaca.

Curta o Lado B no Facebook  e Instagram.

Nos siga no Google Notícias