ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Personagem do Centro, Sabiá achou aliança no bolo, mas anda desiludido com amor

Ele teve a sorte de achar anel dentro do tradicional bolo de Santo Antônio e foto ficou famosa nas redes sociais

Thailla Torres | 14/06/2018 17:07
Sabiá ganhou aliança no bolo de Santo Antônio. (Foto: Reprodução Facebook / Débora Bragant)
Sabiá ganhou aliança no bolo de Santo Antônio. (Foto: Reprodução Facebook / Débora Bragant)

Antônio Pereira da Silva, o Sabiá, é personagem do Centro de Campo Grande que teve a sorte de encontrar uma aliança no bolo de Santo Antônio, distribuído na igreja matriz. A fotografia em que ele aparece sorridente repercutiu nas redes sociais com pessoas comentando sobre o perfil do homem que há anos vive batendo perna pelas ruas da cidade. Mas o anel não anima o homem que se diz desiludido com o amor.

Quem não o conhece, se depara com uma pessoa arredia. Ao tentar falar com Sabiá pela primeira vez, ele vira as costas e sai andando como se o papo não fosse com ele. Em outro momento, só aponta a caixinha de papelão que fica na calçada com o recado "Ajude o Sabiá",  e em troca retribui os trocados num ritmo de uma nota só com violão surrado, todo remendado com fita adesiva, para manter a estrutura que ainda resta do instrumento.

Apesar de um aparência tão desgastada pela rua, Sabiá é um homem cordial com as crianças e as pessoas mais velhas. Uma resposta às perguntas de um comerciante da rua é a prova de que o homem fala. Mas com apenas um dente na boca, pouco se entende do que ele tenta dizer.

Aos 53 anos é personagem do Centro de Campo Grande. (Foto: Thailla Torres)
Aos 53 anos é personagem do Centro de Campo Grande. (Foto: Thailla Torres)

Para desvendar quem é o Sabiá, que também carrega consigo um sacolinha de remédios e curativos, temos que recorrer aos amigos.

O empresário Gelásio Lani, de 56 anos, diz que conhece Sábia há pelo menos duas décadas. "Ele é muito sabido. Conquistou todo mundo desse Centro e a maioria das coisas que ele tem, ganhou de pessoas muito próximas daqui", conta.

E não é todos os dias que Sábia exibe o violão por aí. "Tem dias que ele guarda na minha loja, depois passa lá e pega. Sempre que estraga, a gente procura dar outro violão pra ele, vive pelas ruas tocando seu samba de uma nota só".

Na manhã desta quinta-feira, o encontro com o amigo foi no tradicional Bar do Zé na Barão do Rio Branco onde Sabiá já tinha tomado quatro garrafas de cerveja. Rotina que tem deixado Gelásio preocupado, principalmente, porque o homem está com uma ferida enorme no tornozelo esquerdo. "Já pensamos em levá-lo no hospital, mas a gente conversa e ele não quer. Com a cerveja as coisas pioram".

Quem o conhece, até evita dar dinheiro para que não gaste com bebida. "Mas no bar as pessoas pagam e ele toma do mesmo jeito. O que nos preocupa é essa perna, precisa ser tratada, mas ele é teimoso", diz o amigo.

Na tentativa de aliviar as dores, uma comerciante na Barão do Rio Branco é quem faz, todos os dias, o curativo. "Ela cuida dele com muito carinho", relata. 

Está sempre tocando o violão surrado. (Foto: Thailla Torres)
Está sempre tocando o violão surrado. (Foto: Thailla Torres)

Gelásio recorda que Sabiá chegou no Centro ainda com cara de menino. "Pedia dinheiro para as pessoas, gostava de tocar violão e assistia aos desfiles. O amor dele por Campo Grande é tanto, que chega a desfilar três vezes no 26 de Agosto".

Ao ouvir as palavras do amigo, Sabiá interrompe: "Ganhei lá na Igreja Santo Antônio", mostrando a aliança encontrada ontem na fatia do bolo de Santo Antônio. Gelásio brinca que agora ele vai arranjar um noiva, mas Sabiá discorda e lembra de uma moradora de rua que recentemente levou dele um sacolão que havia ganhado. "Roubou minha comida e meu casaco de couro", reclama, indicando que não quer saber de mulher nenhuma mais ao lado.

Sobre a família, ele mesmo não confirma e nem desmente nada. O que os amigos sabem é que ele dorme todos os dias em um quartinho, no bairro Guanandi. De ônibus, ele chega por volta das 7h30 no Centro. "E só volto pra casa à noite", completa.

Gelásio diz que há alguns anos, tentou levá-lo até a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para que recebesse assistência. "Mas ele fugiu e não quis ser atendido de jeito nenhum".

Tudo que tem aprendido, veio das ruas. "São os amigos que acolhem e sabem que ele é uma pessoa de bem. Ele melhorou muito, antigamente, quando eu o levava para almoçar, ele apertava o bife e os ovos com a mão. Com o tempo aprendeu a comer direitinho", diz Gelásio, embora Sabiá lembre de momentos confusos onde não conseguia dominar as emoções. "Queria bater no garçom", lembra.

Além da música, Sabiá gosta mesmo é de churrasco e festa. Quando confia em alguém, não mede palavras para uma boa conversa. "Com a gente ele fala de tudo, fica horas me olhando engraxar sapato", diz o engraxate Josias de Oliveira, de 54 anos, que há quatro décadas exerce a profissão na Barão do Rio Branco.

O locutor Luiz Bento, de 55 anos, também faz questão de defender o amigo. "Aqui ninguém deixa alguém fazer maldade com ele. Às vezes as pessoas olham torto, mas ele é uma pessoa de bem e só precisa de ajuda. Somos a família dele no Centro e ele o nosso filho".

Questionado sobre a idade, Sabiá tira da sacolinha uma identidade emitida em 2014, que revela 52 anos de vida, mas sem identificação dos pais.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Aliança que agora não sai do dedo. (Foto: Thailla Torres)
Aliança que agora não sai do dedo. (Foto: Thailla Torres)
Identidade que revela 52 anos de vida, prestes a fazer 53 no próximo domingo. (Foto: Thailla Torres)
Identidade que revela 52 anos de vida, prestes a fazer 53 no próximo domingo. (Foto: Thailla Torres)
Nos siga no Google Notícias