ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Consumo

Depois de customizar jaqueta antiga, Giovanna fez hobby virar trabalho

Estudante de arquitetura, ela cria artes conforme o gosto pessoal do cliente

Jéssica Fernandes | 25/01/2022 08:26
Jaqueta com camaleão foi a primeira encomenda da jovem. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaqueta com camaleão foi a primeira encomenda da jovem. (Foto: Arquivo Pessoal)

O gosto pela pintura começou na infância, mas na época, a predileção pelas artes era somente um passatempo. Em 2020, a pandemia, as férias da faculdade e o tédio fizeram com que Giovanna Granja, 23 anos, retomasse o antigo hobby. Com uma jaqueta antiga do pai, algumas tintas e um pouco de criatividade, a estudante fez a primeira customização e, desde então, não parou mais.

A decisão de continuar desenvolvendo o trabalho, segundo ela, ocorreu porque pessoas próximas começaram a fazer encomendas. Ao postar no Instagram o resultado da primeira arte, ela foi procurada por um amigo e assim, surgiu a oportunidade de transformar o passatempo em negócio. “Eu postei foto e um amigo veio falar comigo. Falei que nunca tinha feito para ninguém e ele disse que tudo daria certo”, lembra.

Ao Lado B, Giovanna comentou mais sobre o serviço e como desenvolve os desenhos personalizados. Antes de iniciar o processo criativo, a jovem procura saber o gosto pessoal do cliente e alinhar a proposta dele com a arte.  “Às vezes, a pessoa vem com a ideia pronta ou eu ajudo a escolher. Eu faço o mapeamento da jaqueta para ela ter noção do lugar do desenho, faço análise das cores que a pessoa gosta e desenho”, explica.

Jaqueta com desenho em preto e branco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaqueta com desenho em preto e branco. (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de dois anos, a acadêmica de Arquitetura estima ter customizado pelo menos 20 jaquetas. Com muita cor, seja em tons vibrantes ou terrosos, as produções costumam retratar imagens de animais, pessoas e objetos. O prazo para as entregas costumam variar, pois o trabalho é conciliado com a faculdade. “Agora, tô com duas jaquetas para fazer. Quando estava de férias, levava umas 10 horas para terminar, mas hoje, é uma semana para fazer a jaqueta”, diz.

Quando estava começando a mexer com a customização, Giovanna revela que cobrava somente o valor do material. Com o passar do tempo, ela começou a estabelecer preços específicos para o trabalho. “O tempo que demoro, é o valor que eu cobro. São preços variados, mas fica em torno de trezentos a quinhentos reais”, afirma.

Questionada sobre como é o sentimento de fazer do hobby um empreendimento, Giovanna conta que voltou a pintar sem muita pretensão. “Eu pintava quando criança, mas era só um passatempo. Nunca tinha pintado tecido, só tela, mas nada demais. Veio a pandemia, eu não tinha nada para fazer e comecei de novo”, conta.

Pintura feita para um cliente que é fotógrafo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pintura feita para um cliente que é fotógrafo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Empolgada, hoje, ela faz vídeos para compartilhar o trabalho e, graças ao engajamento das redes sociais, outras pessoas conseguem acompanhar as customizações. Quem quiser fazer uma encomenda, é só mandar no direct da @gi_granja.

Giovanna vestindo a primeira jaqueta que custumizou. (Foto: Arquivo Pessoal)
Giovanna vestindo a primeira jaqueta que custumizou. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias