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Consumo

Em 2023, Procon recebeu 126 queixas contra companhias aéreas no Estado

O item que lidera as reclamações é a cobrança e contestação de valores

Por Geniffer Valeriano | 20/02/2024 13:54
Paasageiros no aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Paasageiros no aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Enquanto o Governo Federal debate questões sobre o programa “Voa, Brasil”, o Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) contabiliza 126 queixas contra companhias aéreas em 2023 aqui em Mato Grosso do Sul.

O principal motivo para descontentamento hoje é o alto preço das passagens, o que levou ao programa ainda está em fase de estudos, com o objetivo de proporcionar descontos em passagens aéreas.

Preço por si só não gera oficialmente queixas aos órgãos de proteção ao consumidor. Mas os dados locais mostram que os danos seguem, apesar da alta substancial das tarifas desde a pandemia da covid-19.

Dentre as reclamações em Mato Grosso do Sul, o item que lidera as queixas é a cobrança e contestação de valores (40,48%). Em seguida, está o vício de qualidade (26,19%) e contrato ou oferta do serviço (21,43%). O Procon ainda informa que a empresa com mais registros de queixas foi a Latam, seguida da Gol e Azul Linhas Aéreas.

Orientações - Aos consumidores é orientado que em casos de falhas na prestação do serviço, a solução seja buscada junto a empresa aérea. Também é dito que se deve registrar o caso com fotos e vídeos, além de guardar os comprovantes fiscais de eventuais gastos adicionais e das passagens emitidas.

Para o registro de denúncias, reclamações ou para tirar dúvidas, o consumidor deve procurar os canais de atendimento do Procon. Sendo eles o Disque Denúncia 151, formulário fale conosco ou reclamação online no site www.procon.ms.gov.br.

A secretaria reforça que ao abrir uma reclamação o consumidor deve encaminhar também uma cópia de seus documentos pessoais para validar a abertura do processo.

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