ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Consumo

Enfeites de madeira salvaram Ivone da depressão após o câncer

Trabalhar com o artesanato foi a maneira que a servidora pública encontrou de enfrentar a doença

Por Idaicy Solano | 08/11/2023 07:51
Terço feito com pedras e a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Arquivo Pessoal)
Terço feito com pedras e a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Arquivo Pessoal)

Madeira, pedrarias e miçangas se transformam em arte pelas mãos da servidora pública Ivone Maria Botega, 47 anos. O artesanato foi a maneira que ela encontrou de vencer a depressão, ocupar o tempo livre e fazer uma renda extra.

A servidora pública conta que há três anos atrás foi diagnosticada com câncer e precisou se afastar do serviço. Após o diagnóstico, precisou lidar com a depressão. "Estava me sentindo muito sozinha, chegava em casa e só ficava na televisão. [O artesanato], além de me ajudar na parte financeira e psicológica, ajuda a passar o tempo".

Durante licença médica, a servidora pública conta que pintava quadros para passar o tempo, mas foi nos fios de rami e nas imagens santas em madeira que encontrou a arte que a salvou de adoecer psicologicamente. “Me ajuda porque me distrai a cabeça, é terapêutico pra mim”.

Ivone gosta de trabalhar com temas religiosos, e o trabalho mais especial que ela fez até o momento foi um terço todo trabalhado em pedrarias com a imagem do espírito santo em madeira pintado à mão. "A noiva ficou tão feliz que mostrou pra todo mundo. Quando a cliente falou que a noiva ficou encantada, fiquei muito feliz, é satisfatório".

Terço feito com pedrarias entregue de presente para noiva (Foto: Arquivo Pessoal)
Terço feito com pedrarias entregue de presente para noiva (Foto: Arquivo Pessoal)

Ivone produz colares de mesa, terços de mesa e enfeites de porta. Com a chegada das festividades do final do ano, agora investe também em enfeites de porta de natal.

Os produtos são feitos de madeira, fios de rami, pedrarias e miçangas. Para as peças de madeira, Ivone explica que faz o acabamento com verniz marítimo, o que permite que as peças possam ser utilizadas em ambientes externos sem serem danificadas.

Ivone trabalha com peças à pronta entrega e com peças personalizadas feitas sob encomenda. Para conhecer o trabalho dela e entrar em contato, basta acessar o perfil no Instagram @ibartesanatos

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias