ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Consumo

Instituto pesquisa 24 produtos líderes em vendas e acha agrotóxicos em 12

Levantamento descobriu que os campeões nesse tipo de resíduos são alimentos infatins

Por Ângela Kempfer | 24/05/2024 13:33
Biscoito maisena e achocolatado entram na lista de produtos com agrotóxico. (Foto: Divulgação)
Biscoito maisena e achocolatado entram na lista de produtos com agrotóxico. (Foto: Divulgação)

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou pesquisa sobre agrotóxicos em alimentos ultraprocessados e de 24 itens produzidos no País, 12 tinham resíduos de pesticidas ou herbicidas em sua composição.

O estudo “Tem Veneno Nesse Pacote” procurou resíduos de 563 agrotóxicos diferentes. Para otimizar a pesquisa, os alimentos foram divididos em 8 categorias e em cada uma delas foram escolhidos os três produtos mais vendidos.

Entraram em análise macarrão instantâneo, biscoito maisena, presunto cozido, bolo pronto sabor chocolate, sobremesa petit suisse sabor morango, bebida láctea sabor chocolate, hambúrguer à base de plantas e empanado à base de plantas com sabor de frango.

Apenas a sobremesa petit não tinha “veneno”, segundo avaliação do IDEC.

Os campeões em agrotóxicos foram biscoito maisena Marilan e biscoito maisena Triunfo, com resíduos de 4 tipos de agrotóxico cada. Em segundo lugar ficaram hambúrguer à base de plantas Sadia, empanado à base de plantas sabor frango Seara, macarrão instantâneo Nissin, macarrão instantâneo Renata e bolo pronto sabor chocolate Ana Maria, com resíduos de três agrotóxicos diferentes.

Já na terceira posição ficou o empanado à base de plantas sabor frango Sadia, com resquícios de dois agrotóxicos:

Depois vem a categoria com um tipo de agrotóxico encontrado: Hambúrguer à base de plantas Fazenda Futuro, empanado à base de plantas sabor frango Fazenda Futuro, presunto cozido Aurora, bolo pronto sabor chocolate Panco e bebida láctea sabor chocolate Pirakids.

O produto que mais apareceu foi o glifosato, presente em 7 das 24 amostras. É o agrotóxico mais vendido no mundo, classificado como “provavelmente carcinogênico ou capaz de causar câncer”.

Todas as marcas consultadas informaram que não tiveram acesso a sistemática usada pelo Idec e por isso ainda não vão comentar.

Nos siga no Google Notícias