ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Consumo

No lugar do Autocine, feirinha orgânica da UFMS volta drive-thru

Feira será toda sexta-feira, das 7h às 12h, até o fim de outubro, ao lado da Cidade Universitária

Lucas Mamédio | 31/05/2021 12:41
Feirinha orgânica antes da pandemia nos corredores da UFMS (Foto: Divulgação)
Feirinha orgânica antes da pandemia nos corredores da UFMS (Foto: Divulgação)

Foram retomadas as atividades presenciais do Projeto Semente: Feira Agroecológica e Economia Criativa da UFMS, a famosa "Feirinha Orgânica" da UFMS, frequentada por muitos estudantes e pessoas de fora da universidade. Será toda sexta-feira das 7h ao meio-dia.  Os produtos agroecológicos, orgânicos e de economia criativa serão comercializados no sistema drive-thru, localizado na Cidade Universitária, na região de onde era o Autocine.

“Com pandemia, esta foi a solução que encontramos para dar suporte aos expositores e produtores que integram o projeto. Vamos aproveitar o espaço do Autocine e manter o atendimento aos produtores, que necessitam do apoio da UFMS, e aos consumidores que buscam pelos produtos”, ressalta a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFMS Mirian Aveiro.

O drive-thru deve funcionar sempre às sextas-feiras até o fim de outubro. Participam 29 expositores e produtores de artesanato, de alimentação, plantas não convencionais, ervas medicinais e recicláveis e horticultura agro.

Feira também serve para comercialização de artesanato (Foto: Divulgação)
Feira também serve para comercialização de artesanato (Foto: Divulgação)

“Serão seis meses de atendimento. Depois disso faremos uma avaliação para saber quais as demandas e propostas. Teremos a oferta de artesanatos, alimentos processados como derivados do leite e pães, também teremos oferta de produtos veganos, vegetarianos, de plantas alimentícias não convencionais, as Pancs, que estão sendo muito procuradas. Além da oferta de hortifrútis dentro de uma linha agroecológica e orgânica certificados. Será uma variedade grande de oferta que deve atender bem os consumidores. Contamos com a participação dos nossos clientes que já conhecem a qualidade dos produtos e também daqueles que ainda não conhecem a nossa Feira”, ressalta Mirian.

A coordenadora da ITCP destaca que haverá limite de acesso dos carros por hora e todas as normas sanitárias que o momento da pandemia exige. “Esperamos todos vocês para que possamos continuar a ofertar esse espaço alternativo para proporcionar uma alimentação mais saudável aos campo-grandenses”, fala.

Região do Autocine, ao lado do Morenão, onde será a feira (Foto: Divulgação/UFMS)
Região do Autocine, ao lado do Morenão, onde será a feira (Foto: Divulgação/UFMS)

A ação integra o projeto de extensão Mercado Escola: ciência e tecnologia no fortalecimento da agricultura familiar em tempos de pandemia.

“O Mercado Escola é um programa institucional da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) que visa o atendimento dos pequenos produtores de Campo Grande e região e também uma circulação de produtos e conhecimentos em âmbito estadual. Em breve pretendemos inaugurar o prédio do Mercado que irá servir para o escoamento desta produção e potencialização deste grande projeto”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias