Arrebatamento? Alerta de perigo e atraso da Defesa Civil viram meme
Campo-grandenses transformam aviso em humor nas redes sociais

O alerta sonoro gerado pela Defesa Civil neste sábado (27) causou mais furor na internet do que no cotidiano do campo-grandense. Além do minissusto de três segundos causado pelo sistema de redução de danos em casos de catástrofes, o atraso de quase uma hora e o erro de português na publicação renderam memes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O teste do sistema de alerta da Defesa Civil, programado para às 14h deste sábado (27), gerou uma onda de memes nas redes sociais devido ao atraso de quase uma hora no envio das notificações. O aviso sonoro, que deveria ter sido disparado simultaneamente em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, só foi recebido às 14h50. A coordenadora de gestão de informação da Defesa Civil nacional, Isabella Rufino, esclareceu que o atraso ocorreu em Goiás, não em Mato Grosso do Sul. O sistema está em fase experimental desde agosto de 2024, e as falhas, incluindo erros ortográficos, estão sendo analisadas por equipes técnicas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
"Emergência confirmada: a mensagem só chega quando já passou", escreveu uma leitora na publicação do Campo Grande News pelo Instagram. "O bom é que já sabemos: vamos morrer com uma hora de atraso, assim como o fuso de Brasília", detalhou outra. "Teríamos sido todos arrebatados", retrucou seguidora.

- Leia Também
- Defesa Civil explica atraso e garante alerta "mais" rápido em catástrofes
- Teste de alerta em celulares assusta moradores de Campo Grande
E ainda teve tweet ironizando a falsa calamidade em contraste com problemas reais. "Calma, galera, o alerta está chegando. Acabou de embarcar no 070, a caminho do Terminal Morenão. Só teve que trocar o pneu (risos)", rodou pela linha do tempo. "Sem aviso e sem mensagem da princesa", disseram.
"Eita, olha lá a Defesa Civil. Meu prédio ficou uma paz." "Gente, não recebi. Será que vou morrer na enchente?" "Alerta: aconteceu um terremoto há 40 minutos."
E nem o erro de português, praticado na pressa, passou desapercebido. "Alertaram, mas alertaram errado. 'Mas informações' precisam ser consultadas no dicionário", comentou um dos leitores ranzinzas. "Com erro primário de português gera desconfiança mesmo", complementa outro.

Entenda o caso - O atraso de quase uma hora no disparo do teste do sistema Defesa Civil Alerta não ocorreu em Mato Grosso do Sul, mas em Goiás. A explicação é da coordenadora de gestão de informação da Defesa Civil nacional, Isabella Rufino, que reforçou que a situação faz parte do período de ajustes da ferramenta, em fase experimental desde agosto de 2024.
Segundo a Defesa Civil, assim como o erro ortográfico que trocou "mais" por "mas", o problema está sendo analisado por equipes de tecnologia do MDR (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional) em conjunto com técnicos de Brasília. “É o momento de teste. É agora que a gente vai conseguir detectar de fato como são feitos esses procedimentos. Mas é importante ressaltar que nenhum alerta real deixou de ser enviado em nenhum momento”, afirmou.
O teste deveria ter sido disparado às 14h, mas só chegou aos celulares de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas às 14h50. Apesar do atraso, moradores relataram que o aviso foi discreto, com poucos segundos de duração.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.