ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Aulas de dança criadas só para tímidos mostra que, devagar, todo mundo aprende

Aline Araújo | 08/04/2015 12:00
 curso de aula de dança voltado para as pessoas tímidas tem a duração de três meses. (Foto: Fernando Antunes)
curso de aula de dança voltado para as pessoas tímidas tem a duração de três meses. (Foto: Fernando Antunes)

Depois de alguns passos, na base do dois por dois, sozinho, em frente ao espelho, o professor anuncia aos alunos: “Agora cada um tira seu par. Não só o homem, mulher também pode escolher. Se apresentem. Pergunte para o seu par porque ele veio para a aula de dança...”. Um desafio para ir quebrando as limitações de quem não está muito acostumado com o contato com desconhecidos. A música começa e as pessoas reproduzem juntas os mesmos passos que tinham treinado sozinhas.

O curso em questão tem uma metodologia diferente porque foi aberto só para os tímidos. Tem a duração de três meses e acontece duas vezes por semana, terça e quarta-feira. A primeira aula foi ontem, e oito pessoas participaram.

A identificação com o outro que estava ali para aprender era clara, todos se sentiam no mesmo barco. A aula é leve, e quem nunca dançou acaba com vontade de arriscar os primeiros passos.

Aos poucos eles foram se soltando, rindo, e comprovando na prática que dança é para todo mundo disposto a aprender. (Foto: Fernando Antunes)
Aos poucos eles foram se soltando, rindo, e comprovando na prática que dança é para todo mundo disposto a aprender. (Foto: Fernando Antunes)

"Mantenha os pés juntos", orientava o professor Davi Rosene, de 27 anos, que ensinava com muita paciência aos inexperientes e acanhados nos primeiros minutos de aula. Aos poucos, a turma vai se soltando, rindo, e comprovando na prática que dança é para todo mundo disposto a aprender.

“A arte tem essa característica de desenvolver algumas habilidades e a dança pode tirar alguns bloqueios. Os cursos tradicionais têm um ritmo ditado pela prática. Já nessa turma voltada para quem é tímido, a maioria nunca dançou e a didática é mais lenta. Quem tem dificuldade se sente mais a vontade sabendo que todo mundo tá ali pelo mesmo motivo”, comenta o professor.

Ele lembra que o curioso é que quando chegou na sala, as pessoas já estavam conversando, tentando interagir, tamanha a identificação. “O que acontece muito é da pessoa achar que é descoordenada, ou que não leva jeito para dança, mas sem nunca ter tentado. E quando chega aqui, você vê que não é nada disso”.

A aula é dividida em ritmos. Na primeira fase, os alunos aprendem um pouco do bolero e do forró. No cronograma ainda estão chamamé, vanerão e samba.

Davi está na dança desde 2007. (Foto: Fernando Antunes)
Davi está na dança desde 2007. (Foto: Fernando Antunes)

O servidor público Patrick Alves, de 27 anos, nunca tinha dançado. A convite do Davi, foi conhecer a aula e gostou da experiência.

“Quando chegue,i parecia criança no primeiro dia de aula, pensando se eu entrava ou não na sala, com vergonha. Mas depois que começou, me soltei um pouco e é ótimo. Chega a ser até terapêutico, porque você concentra todo o seu foco na dança e esquece dos problemas”, conta o aluno, que pretende continuar a aprimorar os passos.

Já a professora aposentada Cleonice Ribeiro de Souza, de 57 anos, sempre gostou de um baile, mas estava cansada do básico e resolveu recorrer ao curso para dançar melhor e aprender coisas novas.

“Há muito tempo eu estava querendo fazer aula, mas tava numa preguiça...Decidi vir para dar uma renovada, eu gosto de baile e quero saber dançar direito, não de qualquer jeito! Eu senti essa necessidade de aprender mais, depois dos 50 a gente tem disso”, fala, com muito humor.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto 453, as aluas também são realizadas lá. Dás 18h30 às 19h30. A mensalidade é de R$70,00 e o curso tem a duração de três meses.

As aulas são às Terças e Quartas, das 18h30 às 19h30.
As aulas são às Terças e Quartas, das 18h30 às 19h30.
Nos siga no Google Notícias