ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Autocine exibe documentários regionais para celebrar aniversário de MS

Documentários falam sobre diversos aspectos culturais típicos de Mato Grosso do Sul

Bárbara Cavalcanti | 07/10/2021 09:55
Última exibição que aconteceu do Autocine UFMS. (Foto: Arquivo/Bárbara Cavalcanti)
Última exibição que aconteceu do Autocine UFMS. (Foto: Arquivo/Bárbara Cavalcanti)

O Autocine terá exibição de filmes como parte da programação das comemorações dos 44 anos de Mato Grosso do Sul. No dia 12 de outubro, às 19h, cinco documentários regionais de curta duração apresentarão vários aspectos da cultura do Estado.

Os filmes foram produzidos durante a segunda edição do Curso de Documentário MS em Imagem e Som, realizado pelo Prêmio Darcy Ribeiro. A coordenação do curso foi de Carlos Diehl e Marineti Pinheiro. Os ministrantes convidados foram Álvaro Banducci, Fernanda Gurgel, Luiz Henrique Gehlen, Tiago Pedro e Vitor Zan.

Durante o evento, serão entregues certificados aos participantes do curso.

Confira tudo sobre os filmes exibidos abaixo:

Poty (7’13) - A roupa típica Guarani e Kaiowá é muito importante durante os cantos e precisa ser vestido com esse Poty, através disso o Jary se aproxima cada vez. As jovens, futuras Nhandesy’s (rezadeiras), aprendem com as mais velhas, assim como aprendem a tocar instrumentos como o Takapu, fundamentais nos rituais sagrados.

Flores de Bálsamo (16’) - A descoberta de um antigo instrumento musical proporciona o encontro de um jovem com a música e as tradições da Ilha de Okinawa, despertando também as lembranças de seus bisavôs. As histórias do casal de idosos convidam o espectador a refletir sobre a relação entre o som e memória, como também sobre continuidade e mudança cultural.

"Troca de Gibis – Uma mania dos anos 60-70”  (14’51) - Burburinho nas tardes dominicais ao lado do Santa Helena! A calçada era dividida por cinéfilos, vendedores ambulantes e trocadores de gibis. A nostalgia da Campo Grande dos anos 1960 a 1970 é relatada por depoimentos de quem viveu o auge da mania da troca dessas Histórias em Quadrinhos. Recorte que documenta a influência dos gibis às novas gerações por seu encantamento. Espera-se que sempre haverá leitores.

Abayomis (9’) - A importância do reconhecimento da ancestralidade e da representatividade que as crianças negras precisam para construir sua identidade de maneira positiva. Abayomis utiliza da memória afetiva e da feitura da boneca preta para transmitir valores de amor, respeito e resistência que uma mãe ao se recordar da sua infância recupera em um baú suas bonecas pretas que representa a herança e o legado da sua família.

Invasão Rap (16) - O documentário nasce da vida de Diogo Espírito, que somado às narrativas de Mano Xis, Marilena Grolli, DuBueiro, Mariana Rocha e Renato Naldinho, contam suas trajetórias na cultura hip hop.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis com o MIS pelo telefone (67) 3316-9178.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias