ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

De olho no Carnaval, grupo procura interessados para oficina de percussão

Elverson Cardozo | 08/01/2014 06:52
Oficina de preparação para o carnaval de 2013. (Foto: Reprodução)
Oficina de preparação para o carnaval de 2013. (Foto: Reprodução)

Pelo segundo ano consecutivo, os responsáveis pelo grupo Tambores do Vento Bom, de Campo Grande, estão em busca de interessados em aprender música e percussão para fazer bonito no Carnaval da cidade, por isso, estão promovendo uma oficina de preparação para a folia. As aulas, que terão duração de dois meses, começam neste sábado (11). O investimento é de R$ 240,00 e pode ser divido em até duas vezes (para quem iniciar em janeiro).

O objetivo é reunir 100 pessoas, com ou sem experiência, para tocar alfaia, caixa, repinique, djembé, abê, ganzá, agogô, gonguê e tamborim, utilizando ritmos como maracatu, samba, samba-reggae, baião e afoxé. Os instrumentos serão fornecidos pelo grupo, mas quem quiser pode levar a própria “ferramenta”.

Apesar do calendário estabelecimento, é possível se inscrever a qualquer momento, pelo e-mail tamboresdoventobom@hotmail.com, até uma semana antes do Carnaval. As aulas vão acontecer as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h e aos sábados, das 16h às 18h30.

Embora a participação não seja obrigatória, todos os alunos serão convidados a tocar na avenida, onde o bloco mistura maracatu e frevo.

Em 2013 - A primeira oficina de preparação, no ano passado, reuniu 56 pessoas. O bloco de tambores participou intensamente das atividades do carnaval de rua em Campo Grande, tanto nos pré-carnavais promovidos pelo Cordão Valu, como nos 5 dias de folia oficial e, também, no pós-carnaval.

O cronograma deste ano ainda está sendo montado, mas os responsáveis adiantaram que o grupo vai participar da festa todos os dias. Uma apresentação especial, com músicos convidado, já está sendo organizada para o sábado pós-Carnaval.

Segundo o professor e coordenador do grupo, Francisco Tiago Simão, de 34 anos, a ideia é superar o número de participantes do ano passado. “Temos instrumentos para 100 pessoas”, disse.

As oficinas, prosseguiu, fazem parte das ações que o Tambores já vêm desenvolvendo. A intenção é aprimorar e fazer com o que grupo seja atuante além do período de folia. “Queremos que as pessoas se envolvam, conheçam e tenham uma relação direta com a música”, afirmou.

Histórico - O Tambores do Vento Bom iniciou suas atividades em 2006 e, desde então, vem participando do carnaval em Campo Grande. O grupo, coordenado atualmente pelos músicos e educadores Chico Simão e Nola Pompeu, realiza pesquisas e estudos durante o ano todo e faz apresentações e participações em concertos.

Grupo foi formado em 2006. (Foto: Tambores do Vento Bom)
Grupo foi formado em 2006. (Foto: Tambores do Vento Bom)

O objetivo é fomentar a produção de música, especialmente para percussão, e combinar o estilo com outras práticas musicais, como, por exemplo, orquestras, bandas sinfônicas e populares, grupos de câmara e vocais.

Serviço – Outras informações sobre a oficina de preparação musical para o carnaval 2013 podem ser obtidas pelos telefones (67) 8195-7299 (Nola), no (67) 8143-1241 (Chico), Facebook ou no site do grupo.

Confira o trabalho do grupo na oficina de 2013:

Nos siga no Google Notícias