ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Em 30 anos de formados, eles nunca deixaram de comemorar a amizade

Adriano Fernandes | 28/02/2016 07:34
30 anos de amizade e da formatura da turma de 1986 da UFMS.
30 anos de amizade e da formatura da turma de 1986 da UFMS.

Desde a formatura no finalzinho de 1986, pelo menos a cada cinco anos os ex-alunos da turma de Educação Física se reencontra. O tempo passou, alguns seguiram outros caminhos, mas o carinho que nasceu ainda nos corredores da faculdade, entre aquelas 40 colegas, permaneceu.

Jussara, Adriana e Silvia são as três organizadoras dos encontros.
Jussara, Adriana e Silvia são as três organizadoras dos encontros.

Na noite de ontem, a comemoração foi em grande estilo, desta vez para celebrar não só as carreiras, mas se orgulhar dos 30 anos de amizade. As mentoras de todas as comemorações nestas três décadas sempre foram as amigas Adriana da Silva, Jussara Loubet e Silvia Helena Guimarães.

A iniciativa elas contam que tiveram para diminuir a saudade depois da tão sonhada graduação. “A faculdade naquela época durava apenas três anos e esse tempo passou muito rápido. Com isso, a saudade foi só aumentando”, justifica Silvia.

O primeiro grande encontro foi dez anos depois da formatura, devido ao retorno de Jussara para o Brasil. “Eu estava retornando para o Brasil, depois de um tempo morando em Miami, e sugeri de nos reunirmos, logo depois da minha volta”, diz Jussara. Dali em diante a frequência de encontros só aumentou para diminuir a saudade e também a distância.

Alguns dos amigos foram seguir carreira no Canadá, Alemanha ou São Paulo na Educação Física e até em áreas que não tinham nada a ver com a profissão. Teve formando que abandonou as salas de aula ou os treinamentos para se tornar fazendeiro, se dedicar à enfermagem e até quem virasse missionário de igreja, fora do País.

Mas daquela turma também saíram nomes que hoje são referência no oficio da educação física. O primeiro presidente do CREF-MS (Conselho Regional de Educação Física), Domingos Sávio da Costa, foi um dos formandos da turma de 86.

Noite de gala com direito a reencontros depois de 30 anos.
Noite de gala com direito a reencontros depois de 30 anos.
A turma toda reunida juntos de alguns professores de época de graduação.
A turma toda reunida juntos de alguns professores de época de graduação.

O professor Jairo Oyadomani, um dos mais animados da turma, já foi membro do Conselho Desportivo em Campo Grande. Já Silvia, há 35 anos trabalha como árbitra em partidas de voleibol e chegou a ser eleita a melhor da categoria no Estado.

Outro integrante do grupo é o professor de Educação Física da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Kellermann Luiz Figueiredo Zanotti, que só não compareceu ao encontro, porque integra a organização das Olimpíada Rio 2016.

“Nós nos acostumamos a dizer que essa é a melhor turma de Educação Física da história da UFMS, porque todos, independente da profissão, se destacaram”, brinca Adriana.

Durante a noite, teve também discurso do mesmo orador da época de faculdade, e ainda homenagens a todos os professores de Educação Fisica da UFMS, daquele ano.

Tudo regado a um banquete generoso e muita animação dos formandos, que hoje tem entre 45 e 55 anos de idade. A explicação para tanta disposição e alegria, Adriana explica, que sempre existiu.

“Depois das aulas nos reuníamos e íamos para o bar, fazíamos festa até com os professores com direito a peixada e tudo”, lembra. E quem confirma as peripécias da turma é o doutor Celso Massaschi Inouye, que também foi um dos homenageados do encontro.

Ele não só foi professor, como também o paraninfo da turma na formatura. “Desde os tempos de faculdade, eles tinham uma união que era admirável. Deram trabalho, como todos os outros, mas sempre foram idealizadores. A prova disso é que amizade deles dura até hoje e eles todos são profissionais de muito respeito”, comemora.

Curta a página do Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias