ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Festival de Parintins escolhe jurados em MS para um dos maiores eventos do País

Elverson Cardozo | 27/06/2013 06:36
Organização espera receber pelo menos 200 mil visitantes nos três dias de festival. (Foto: Reprodução/Internet)
Organização espera receber pelo menos 200 mil visitantes nos três dias de festival. (Foto: Reprodução/Internet)

Três dos 10 jurados que vão decidir o boi bumbá vencedor do Festival Folclórico de Parintins, festa que acontece no Amazonas, são de Mato Grosso do Sul. O presidente da comissão também é daqui. Isso significa que, este ano, MS é o Estado que terá maior importância no julgamento da festa que ocorre há 48 anos. O evento começa nesta sexta-feira (28) e termina no domingo (30).

O restante do grupo é formado por representantes do Rio Grande do Norte e da Bahia. O sorteio para escolher o júri aconteceu no último sábado (22) e foi presidido pelo secretário de Cultura do Amazonas, Robério Brag.

Esta semana, representantes da festa estiveram em Campo Grande para selecionar os currículos dos candidatos e definir a bancada.

Integrante da torcida do boi Caprichoso, Jender Lobato, de 30 anos, informou que a equipe recebeu pelo menos 20 inscrições. “Além dos três jurados vocês vão fornecer o presidente da comissão julgadora”, explicou, ao comentar o “peso” de MS na definição dos vencedores desta edição.

Expectativa - Até 1987, a disputa entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), que marcam a festa, acontecia no centro de Parintins. Em 1988, foi construída uma arena, para onde as apresentações foram transferidas.

O “bumbódromo” recebe, nas três noites de disputa, cerca de 100 mil pessoas. Como este ano será comemorado o centenário, os organizadores esperam receber pelo menos 200 mil visitantes e, na arena, 40 mil por dia.

Desta vez, completou Jender, o boi Caprichoso tem como tema “o centenário de uma paixão”, enquanto a torcida do Garantido, o adversário, sai às ruas anunciando “o boi do centenário”. A disputa promete.

Apresentação do boi Garantido. (Foto: Reprodução/Internet)
Apresentação do boi Garantido. (Foto: Reprodução/Internet)

A festa e a história - O festival acontece em Parintins, cidade de 140 mil habitantes que fica a 325 quilômetros de Manaus. A festa, considerada uma das maiores atrações regionais do Brasil, está no calendário oficial de eventos da ilha desde 1965. Por sua importância e dimensão, o evento pode ser comparado às grandes manifestações carnavalescas que ocorrem em todo o país.

Lenda - A festa é marcada por uma rivalidade centenária entre dois grupos que encenavam, nas ruas de Parintins, o folclore do boi-bumbá, variação do bumba-meu-boi nordestino.

Nas ruas, os bois – Caprichoso e Garantido – encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez. Para satisfazer o desejo dela, o marido de Catirina, Negro Francisco, mata o boi favorito de seu patrão. Ele acaba sendo ameaçado de morte, mas um pajé o ajuda e ressuscitar o boi.

Nos siga no Google Notícias