ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Pandemia fecha as portas do último cinema de rua de MS

Foram quase nove anos de funcionamento ininterruptos até março de 2020; o local tinha os móveis do antigo Cine Campo Grande

Thailla Torres | 17/12/2020 06:45
Cinema encerrou as atividades nesta quarta-feira, informou o presidente da fundação. (Foto: Ricardo Câmara)
Cinema encerrou as atividades nesta quarta-feira, informou o presidente da fundação. (Foto: Ricardo Câmara)

Nesta quarta-feira, o o último cinema fora de shoppings de Mato Grosso do Sul encerrou suas atividades. O Cinelito, localizado em Ivinhema, a 288 quilômetros de Campo Grande, não aguentou a pressão da pandemia que ainda assola diversos países.

Pertencente à Fundação Nelito Câmara, ele foi inaugurado em Ivinhema no dia 6 de novembro de 2011. Foram quase nove anos de funcionamento ininterruptos até março de 2020, quando por decorrência da pandemia, ele teve seus eventos suspensos.

O cinema era a casa do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, que está indo para sua 17ª. edição. Como espaço de arte e lazer, o cinema de rua tinha suas sessões comerciais de sexta-feira a domingo, sessões gratuitas do Cineclube Joel Pizzini e parceria com escolas e entidades da região para apresentações exclusivas. Havia também mostras temáticas em períodos específicos, como a Festa Literária, Salão de Artes e datas comemorativas.

"Desde a suspensão de suas atividades em razão da pandemia, a sala que o abriga na avenida Panamá seguiu mobiliada, alugada e pronta para voltar a suas atividades. A grande questão é que nenhum órgão sanitário pode garantir quando haverá um retorno seguro para o cinema abrir suas portas, visto que é um espaço fechado, com ar condicionado e propício à transmissão do vírus", explica o escritor e presidente da fundação Ricardo Câmara.

Os equipamentos e móveis do Cinelito foram comprados do antigo Cine Cultura de Campo Grande, a sala foi montada com as mesmas características da original e despertava muito saudosismo nos visitantes vindos da capital. Com o fechamento da sala, a estrutura será adaptada e montada em um espaço do Galpão das Artes, da própria Fundação Nelito Câmara, onde abrigará os projetos e o festival de cinema.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias