UFMS realiza 1° Workshop Música, Poesia e Patrimônio Imaterial de graça
Escritora Delasnieve Daspet lança livro em guarani durante workshop na UFMS

A arte, a palavra e a memória dos povos originários serão o centro do I Workshop Música, Poesia e Patrimônio Imaterial, que acontece neste sábado, 25 de outubro, às 10h, no Anfiteatro Luis Felipe Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com apoio da UNESCO, o evento propõe uma imersão nas linguagens da literatura e da música como expressões vivas da identidade sul-mato-grossense, destacando a força da língua guarani e suas conexões com o cenário internacional.
Entre os destaques da programação está a participação da escritora e embaixadora da paz Delasnieve Daspet, que apresentará sua produção literária mais recente, obras que transitam entre o português e o guarani e valorizam a oralidade e a memória dos povos originários.
“A minha poesia é uma forma de levar o Mato Grosso do Sul para o mundo. Tenho trabalhado com textos bilíngues, que contam nossa história e os nossos causos literários, levando nossa voz a outros países”, explica.
Durante o encontro, Delasnieve lança “Ñe'engatu – O Conversador”, livro escrito em guarani. “É uma forma de expressar a alma indígena através da palavra. O guarani é uma das três línguas oficiais do Mercosul, e quero lançar essa obra em vários países da América. É literatura que nasce aqui, mas fala com o mundo”, afirma a autora.
Para Delasnieve, música e poesia caminham lado a lado. “A música geralmente tem uma poesia no seu recôndito, e a partir dela nascem novas versões poéticas: a cantada e a musicada”, resume.
Ela também destaca o caráter pioneiro do evento: “Este é o primeiro encontro que une poesia, música, uma universidade e uma parceria direta com a UNESCO.”
Reconhecida nacional e internacionalmente, Delasnieve Daspet é presidente e fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, além de autora de 27 livros traduzidos para mais de oito idiomas. Em 2024, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros, sediada na Flórida (EUA).
O workshop também contará com a participação de Marcelo Fernandes, professor e violonista, doutor em Artes pela USP e coordenador do Programa de Extensão Escola de Música da UFMS; Evandro Dotto, bacharel em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e especialista em educação musical popular; a intérprete e professora Dra. Ana Lúcia Gaborim e o escritor e cantor Irwin Ferreira.
Juntos, eles apresentam poesias e canções sobre povos originários e peças instrumentais com influência africana e brasileira, explorando a relação entre som, palavra e identidade cultural.
O evento marca o início de uma série de workshops promovidos pelo Programa de Extensão Escola de Música da UFMS, em parceria com o CAESE|CEAEDD (Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação), nstituição brasileira com sede na França e atuação junto à UNESCO na promoção da educação, cultura e desenvolvimento sustentável.
A entrada é gratuita, e as inscrições serão realizadas no local do evento.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.