ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Faz Bem!

Aprenda a montar uma horta de temperos em casa, usando utensílios simples

Thaís Pimenta | 29/10/2018 08:00
Altura da terra é um pouco abaixo da metade do vaso.  (foto: Thaís Pimenta)
Altura da terra é um pouco abaixo da metade do vaso. (foto: Thaís Pimenta)

Economia de tempo, dinheiro, praticidade na hora de cozinhar e mais qualidade de ingredientes servidos no prato. Essas são só algumas das vantagens de se ter uma horta de temperos em casa, ao menos é o que a administradora de empresas e estudiosa de jardinagem Gleise Araujo Leite Fares aprendeu com a terra e faz questão de repassar aos “alunos” dos cursos que promove rotineiramente.

“Estar em contato com a terra te promove um momento terapêutico, de estar em contato com o aqui e o agora. Estamos tão acostumados a estar ansiosos, conectados a todo momento no celular, e esquecemos de valorizar esses momentos, que são curativos”, explica ela.

Gleise era como a maioria de nós, trabalhou por anos no setor de energia e estava ansiosa com a rotina que parecia não dar uma pausa nunca. Foi quando resgatou a essência da infância, vivida no interior do Estado, e descobriu que podia mudar o rumo do que estava vivendo em busca de algo que lhe fosse prazeroso e permitisse tocar a vida de outras pessoas.

Gleise, ao centro, ministrou o mini curso de horta de temperos e o Lado B acompanhou o passo a passo. (foto: Thaís Pimenta)
Gleise, ao centro, ministrou o mini curso de horta de temperos e o Lado B acompanhou o passo a passo. (foto: Thaís Pimenta)
São essas ondas a qual Gleise se refere e dá a dica a quem ainda não tem a manha com as plantas.  (foto: Thaís Pimenta)
São essas ondas a qual Gleise se refere e dá a dica a quem ainda não tem a manha com as plantas. (foto: Thaís Pimenta)
Completar com terra até a segunda onda do vaso. (foto: Thaís Pimenta)
Completar com terra até a segunda onda do vaso. (foto: Thaís Pimenta)
Dois traços com a base do garfo dão a marcação onde devem ir as sementes.  (foto: Thaís Pimenta)
Dois traços com a base do garfo dão a marcação onde devem ir as sementes. (foto: Thaís Pimenta)

Começou a estudar, montou uma empresa e ministra curso de plantio e cuidados com a terra, seja a partir de plantas ornamentais, medicinais ou, como aconteceu na última semana, com temperos.

De acordo com ela, o que faz uma horta de temperos viver bem é a profundidade da muda e o local em que ela fica dentro de casa, além de manejo e remanejo das fases da planta.

“São plantas que gostam de água. É preciso observar a horta sempre, ver onde ela melhor se adapta e tomar cuidado com muito sol. Eu sugiro sempre que se tenha ao menos duas fases da muda, quando ela está florescendo, num espaço saudável para ela, e quando ela já está num estágio mais avançado próximo de onde se cozinha, para tornar a rotina mais prática”, pontua.

Nas linhas feitas com o garfo, colocar as sementes delicadamente.  (foto: Thaís Pimenta)
Nas linhas feitas com o garfo, colocar as sementes delicadamente. (foto: Thaís Pimenta)
Afofar e tampar as sementes plantadas é o útlimo passo antes de molhar a terra.  (foto: Thaís Pimenta)
Afofar e tampar as sementes plantadas é o útlimo passo antes de molhar a terra. (foto: Thaís Pimenta)
Movimentos circulares com o garfo dão a profundidade necessária. (foto: Thaís Pimenta)
Movimentos circulares com o garfo dão a profundidade necessária. (foto: Thaís Pimenta)
No pequeno buraco feito na terra a muda é encaixada até sua raiz estar plantada.  (foto: Thaís Pimenta)
No pequeno buraco feito na terra a muda é encaixada até sua raiz estar plantada. (foto: Thaís Pimenta)

O Lado B participou do minicurso de horta de temperos e aprendeu que plantar a própria hortinha não tem muitos segredos e dá pra fazer tudo com o que se tem em casa. Sem necessidade de gastar dinheiro com mil e uma ferramentas, um garfo e uma colher são mais que suficientes. Para molhar a muda basta ter cuidado e, com as próprias mãos molhadas, ir aguando, sem deixar que a planta se afogue.

Para quem sempre quis ter a própria horta dentro de casa, sempre a mão, e quer se livrar de ter que ir ao mercado sempre que precisa de um cheiro verde, o Lado B ensina o passo a passo de como ter um vaso jardineira com o que bem quiser dentro.

É preciso ter em mãos terra, a muda que quer plantar ou as sementes da planta e papel toalha reutilizável. Gleise dá a dica e diz que alguns vasos do tipo jardineira já vem com duas curvaturas, que marcam a quantidade de terra necessária para o plantio.

Último passo é completar com terra o vaso, mais por estética, para que fique bonito. (foto: Thaís Pimenta)
Último passo é completar com terra o vaso, mais por estética, para que fique bonito. (foto: Thaís Pimenta)

O indicado é colocar cerca de pouco menos da metade do vaso de terra, afofar a terra com um garfo, e vir com uma folha de papel toalha cortada ao meio. Depois completar com cerca de um terço de terra para finalmente vir com a planta.
“No caso dos vasos com a curvatura você vai adicionar terra até a primeira curvatura, colocar o papel, e depois completar até a segunda curva. Eles são marcadores que auxiliam neste momento”.

Para plantar as sementes, pasmem, não é preciso fazer um grande buraco na terra, pelo contrário. “Com a base do garfo ou da colher você vai fazer duas marcações na terra, do tamanho de um dedo cada, na horizontal, e é aí que você vai plantar as sementes”, explica Gleise. Depois, com muito cuidado, tampe as sementes que a terra que ficou acumulada a sua volta.

Agora, se a intenção é plantar a muda já florindo você vai fazer movimentos circulares com o próprio garfo até que a raiz da planta possa estar enterrada. Provavelmente dará quase a mesma profundidade em que o pano está encaixado. “Muita gente não consegue tirar a muda do plástico que a envolve também, e a dica é pressionar debaixo para cima, assim fica fácil de retirar”, pontua.

Se a raiz está plantada, basta afofar a terra que se acumulou, como no processo citado anteriormente. É indicado também, se for o caso, igualar a terra do vaso, mais por uma questão estética do que de bem-estar da planta.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias