ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Cristiano está correndo desde janeiro no "Desafio do Japonês Maluco"

Corredor ressalta que o desafio é para ser saudável e cada um deve respeitar seus limites

Danielle Valentim | 09/09/2019 07:13
Cristiano em um dos percursos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristiano em um dos percursos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Um desafio pessoal lançado em janeiro tomou proporções que nem o idealizador da ideia, Cristiano Kasuo Sasada, 40 anos, imaginava. Formado em Biologia e Educação Física, o cabo da Polícia Militar corre todos os dias e o objetivo é fechar o ano correndo.

A diferença de janeiro para cá, é que agora Cristiano faz seu trajeto de 5 km acompanhado de mais de 30 pessoas. Tem gente espalhada por Mato Grosso do Sul e até no interior de São Paulo. “Tem um amigo meu de Campo Grande que fez o desafio no mês passado e outro amigo que está fazendo no interior do são Paulo”, conta.

Grupo de Ivinhema. (Foto: Arquivo Pessoal)
Grupo de Ivinhema. (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristiano ajudou a criar o ACI (Amigos Corredores de Ivinhema), em 2018, e agora o grupo conta com 85 membros. Como já praticava a corrida de rua, decidiu iniciar um desafio pessoal e o que era para ser um mês virou um ano.

“Como eu já praticava a corrida de rua. Eu me desafiei a percorrer 5 km todos os dias durante o mês de janeiro. Aí minha esposa disse que se eu continuasse, ela correria comigo em fevereiro, ai também corremos o mês fevereiro”, conta.

Cristiano e a esposa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristiano e a esposa. (Foto: Arquivo Pessoal)

No mês de março, um amigo de Cristiano deu o nome à ação de “Desafio do Japonês Maluco” e a frase pegou. “Ele me disse que se eu continuasse correndo e esperasse as férias deles, em junho, ele correria comigo”, lembra.

Cristiano correu sozinho nos meses de março, abril e maio, mas em junho o trajeto foi feito por mais nove pessoas. O número de interessados foi aumentando e em agosto subiu para 14 corredores cumprindo o desafio. “Agora em setembro iniciamos com 32 pessoas”, ressalta o policial.

Desde que o fluxo de participantes aumento, no mês de junho, Cristiano tem feito a entrega de medalhas. “Na primeira fez fiz os adesivos na gráfica e colei na medalhinha, tudo bem artesanal. Em agosto consegui o apoio de alguns comerciantes e a medalha mudou. Foi um modelo mais padrão. Consegui brindes de lojas de Campo Grande e fiz a entrega aos participantes”, conta.

Neste mês de setembro, o custo com medalhas será financiado por Cristiano, mesmo, mas ele espera conseguir pelo menos os brindes para distribuir aos corredores.

O policial esclarece que o mais difícil não é sair do sofá e começar a correr, mas manter o ritmo diariamente. Separar um tempo do dia seja pela manhã ou à noite deve ser uma meta.

À esquerda, Anderson "Gigante" Fabrício Moraes, o amigo que batizou "Desafio Japonês Maluco". (Foto: Arquivo Pessoal)
À esquerda, Anderson "Gigante" Fabrício Moraes, o amigo que batizou "Desafio Japonês Maluco". (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristiano diz que é preciso criar hábito e não desistir quando estiver chovendo , por exemplo. (Foyo: Arquivo Pessoal)
Cristiano diz que é preciso criar hábito e não desistir quando estiver chovendo , por exemplo. (Foyo: Arquivo Pessoal)

“No início era um desafio pessoal. Mas é uma satisfação muito grande ver o pessoal acompanhando e se exercitando. Muito deles que antes levavam uma vida sedentária, uma delas minha sobrinha que já está no 3º mês de desafio. Estou muito feliz em tirar o pessoal do sofá”, garante Cristiano.

O corredor ressalta que o desafio é para ser saudável e cada um deve respeitar seus limites. Mas para quem não é de Ivinhema e deseja participar do desafio, basta correr 5 km todos os dias e marcar a hashtag Desafio do Japonês Maluco nas redes sociais.

“Eu não deixei de correr nenhum dia, no dia 1º de janeiro iniciei o desafio em Peruíbe, depois corri em Capão Bonito, Nova Andradina, Naviraí, Bonito, em Campo Grande, durante a corrida do Choque e no sábado em Novo Horizonte do Sul. O importante é encaixar um tempo.

Até o dia 5 de setembro, quando Cristiano falou com o Lado B, ele já tinha corrido por 248 dias e percorrido o trecho de 1.876 km.

“A ideia principal é provar que é possível sair da zona de conforto, do sedentarismo, e praticar alguma atividade física. Cada um deve respeitar seus limites. Se não conseguir nesse mês, tente no outro. O desafio está lançado. Vamos ver se conseguimos recrutar mais "Malucos”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias