ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Curso apresenta alimentação Ayurvédica como solução física e emocional

Thailla Torres | 19/07/2016 06:25
A alimentação que tem origem na medicina indiana e trabalha com elementos do corpo para manter princípio equilíbrio físico e mental. (Foto: Marina Pacheco)
A alimentação que tem origem na medicina indiana e trabalha com elementos do corpo para manter princípio equilíbrio físico e mental. (Foto: Marina Pacheco)

Longe dos remédios e das dietas radicais, a alimentação Ayurvédica tem nome complicado, mas a promessa de saúde. A origem é na medicina indiana e a busca é pelo equilíbrio físico e mental, com 5 refeições ao dia e até receitas para combate a problemas modernos, como a ansiedade. 

Para quem nem imagina como funciona, a terapeuta Joana Pires trouxe para Campo Grande o Curso de Introdução à Alimentação Ayurvédica, com objetivo de ensinar na prática como alimentos e temperos do dia a dia podem contribuir para um outro estilo de vida. "A alimentação ela faz isso, nela existe o conforto físico e emocional. Por isso são temperos do nosso dia a dia, mas que a gente nunca olha pra eles como forma de medicina", explica. 

A ideia principal é descobrir qual é o melhor alimento para manter o próprio equilíbrio no corpo. Joana explica que para isso é preciso sobre os princípios de todos os elementos que constituem o corpo: espaço, ar, fogo, água e terra.  "A alimentação é uma terapia, porque você se alimenta 5 vezes ao dia. O que você come e como você se alimenta pode equilibrar a pessoa que você é. Por exemplo, se eu tenho uma constituição maior do corpo em ar e acabo consumindo mais alimentos com o elemento ar, isso me atrapalha e causa um desiquilíbrio", explica.

O curso teórico será ministrado dia 14 de agosto no Espaço Ahara. (Foto: Marina Pacheco)
O curso teórico será ministrado dia 14 de agosto no Espaço Ahara. (Foto: Marina Pacheco)

Por isso, existe uma lista numerosa de alimentos, especiarias e temperos que se encaixam nos princípios desses 5 elementos. "Vai do sútil ao mais denso. Todo mundo é constituído por eles, mas cada pessoa tem uma constituição específica e individual desses elementos. É preciso entender que a gente nasce com uma constituição original, mas com o tempo a gente começa a interagir com o ambiente e tendo percepções", esclarece. 

Pessoas por exemplo que sofrem de ansiedade, são as que tem o elemento ar, que remete ao movimento, levanta ar de questionamento e levando a uma instabilidade emocional. "Então o que a gente faz no curso é passar esses princípios, para que a pessoa crie autonomia para entender como ela funciona e decidir que tipo de alimento cabe na constituição dela".

Além dos elementos, a alimentação também é baseada no clima e no estilo de vida que cada um segue. "Dos 20 aos 60 anos, é o tempo que você mais produz na sua vida. Por isso, pra buscar um alimento que ajude no equilíbrio, é necessário saber o momento que a pessoa está vivendo, o local onde vive, o clima que influencia e o ritmo de vida que pode estar alterando ela de alguma forma", ressalta.

Pensando no inverno e na necessidade das pessoas manterem o calor, Joana preparou algumas receitas simples que, além de nutritivas, combatem o frio e ajudam no processo digestivo que ela ressalta com importância dentro da alimentação Ayurvédica.

Pasta de damasco e uva passa. (Foto: Marina Pacheco)
Pasta de damasco e uva passa. (Foto: Marina Pacheco)
Arroz doce preparado com arroz basmati. (Foto: Marina Pacheco)
Arroz doce preparado com arroz basmati. (Foto: Marina Pacheco)

Entre as receitas, o chás são princípios básico da alimentação Ayurvédica. "O chá de gengibre com canela é uma das opções, já que ajuda no processo digestivo e a canela tem uma potência de calor também".

Receitas feitas com arroz Basmati, um tipo de arroz indiano, pode ser preparado em pratos salgados e doces. No exemplo salgado, Joana prepara um basmati com com óleo de coco, açafrão, gengibre ralado, noz moscada, pimenta rosa, sal e uma pitada de canela. Para a versão sobremesa, o Basmati pode virar arroz doce e é preparado com óleo de coco, canela em pau, cravo e açúcar demerara

Opções de pastas também são feitas com uvas passas brancas e damasco hidratado no óleo de coco ou suco de laranja. Depois de hidratar a fruta, pode bater com canela até ficar uma textura pastosa. 

Outro prato é o purê de cenoura que, além de nutritivo, aquece. Preparado no óleo de coco com noz moscada, pimenta calabresa e sal. 

E com receitas mais elaboradas e um dia cheio de teoria sobre Alimentação Ayurvédica, nos dias 14 de agosto, 3 e 4 de setembro será realizado um curso sobre o assunto.

No primeiro dia, os alunos vão ter aula teórica sobre os elementos, humores biológicos, toxinas, combinações alimentares e indicações. Já no dia 3 e 4 de setembro, todos vão cozinhar receitas. O curso será no espaço Ahara

Curta o Lado B no Facebook.

Arroz Basmati preparado com açafrão e purê de cenoura com oleo de coco. (Foto: Marina Pacheco)
Arroz Basmati preparado com açafrão e purê de cenoura com oleo de coco. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias