ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Na 1ª viagem ao exterior, casal roda 12,9 mil km de carro até o “Fim do Mundo”

Antes de chegar a Ushuaia, na Argentina, Wellington e Driele dormiram em cinco cidades

Danielle Valentim | 25/07/2019 07:55
Casal saiu daqui com destino a Ushuaia, na Argentina, extremo sul da América do Sul, conhecido como "fim do mundo". (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal saiu daqui com destino a Ushuaia, na Argentina, extremo sul da América do Sul, conhecido como "fim do mundo". (Foto: Arquivo Pessoal)

E aí, vamos para o fim do mundo? Essa não costuma ser uma pergunta frequente, mas para o casal Wellington Araújo Silva e Driele Evelin Santos Vargas Araújo foi a opção para a primeira viagem internacional. De carro, eles partiram de Campo Grande com destino a Ushuaia, na Argentina, cidade considerada a mais austral do planeta (mais ao sul), e a mais próxima da Antártida e, por isso, conhecida por "fim do mundo".

Wellington trabalha como DJ e Driele como assessora jurídica. Juntos há 13 anos, sendo os últimos três como casados, os dois aproveitaram as férias para pôr o pé na estrada, ou melhor, os pneus. O casal saiu de Campo Grande em um Honda Fit no dia 30 de junho e retornou no dia 20 de julho, 21 dias de viagem e 12,925 quilômetros rodados.

A ideia de conhecer Ushuaia partiu de Wellington que teve como inspiração um viajante que está fazendo uma expedição do Ushuaia ao Alaska, em um fusca e na companhia do cachorro.  “Nós já tínhamos feitos viagens nacionais de carro como Ilha Grande, Búzios, Santa Catarina e cidades no Estado. Essa foi a primeira vez que saímos do Brasil”, pontua Wellington.

Ainda no Brasil, a primeira parada ocorreu em Foz do Iguaçu. A segunda parada já foi em Buenos Aires, na Argentina. “Até chegarmos em Ushuaia dormimos em 5 cidades: Foz Iguaçu, Buenos Aires, Las Grutas, Caleta Olívia e Río Grande. Passamos por dois países, a Argentina e o Chile”, explica.

Drile acrescenta que a parada mais longa ocorreu em Ushuaia “Ficamos três dias completos”, frisa.

Paradas para fotos em meio a centenas de montanhas.
Paradas para fotos em meio a centenas de montanhas.
Nos 20 dias de viagem, o casal perdeu as contas da quantidade de pontos turísticos que conheceram.
Nos 20 dias de viagem, o casal perdeu as contas da quantidade de pontos turísticos que conheceram.

Em meio a tanta novidade, quem atravessa fronteiras também se depara com experiências gastronômicas e costumes nada familiares.

“Os alimentos mais diferentes foram o cordeiro patagônico e uma fidegua (espécie de paella) de barriga de porco, com legumes e cogumelos de pinheiro. O costume mais incomum foi perceber que todo o comércio das cidades Argentinas (inclusive restaurantes), param completamente para a "siesta" após o almoço. O intervalo ocorre entre 13h30 e 16h30, todos os dias. Nesse período, as cidades se tornam um deserto, permanecendo abertos apenas os postos de gasolina e mercados bem grandes”, lembra Wellington.

Nos 20 dias de viagem, o casal perdeu as contas da quantidade de pontos turísticos que conheceram. Outro fato interessante, é que apesar de Ushuaia estar localizada na província Terra do Fogo, o frio é de congelar.

A cidade é muita fria com temperatura média anual de 6ºC; sendo que no inverno a média fica em torno 2ºC e no verão, em torno dos 10ºC. No inverno, nos dias mais gelados a temperatura pode atingir extremos de -20ºC, além disso, os ventos são frequentes aumentando a sensação de frio.

O clima da região também muda a todo instante, podendo alternar entre chuva e sol rapidamente. “A temperatura mais baixa foi em Ushuaia, -4º graus, com sensação de -10°”, lembra o DJ.

A parada mais longa da viagem aconteceu em Ushuaia, onde o casal ficou três dias.
A parada mais longa da viagem aconteceu em Ushuaia, onde o casal ficou três dias.

Quando se fala em perrengue de uma viagem de carro, muita gente já pensa na gasolina. Mas o casal revelou uma lista de “itens” da aventura. Dificuldade para cambiar dinheiro em espécie e gelo nas estradas que envolvem as montanhas ganharam o ranking.

“Falta de grana em espécie por não conseguir fazer o câmbio, pois levamos todo dinheiro no cartão e até os pneus furados. Tivemos muita dificuldade em colocar as correntes nos pneus para transitar nas rodovias com neve, mas o mais desafiante de todos eles foi a descida pela Rota Nacional 3, na Argentina, entre a cidade de Río Grande e Ushuaia, com várias curvas sinuosas, em meio às montanhas, num frio e neblina intensos. Vários pontos da rodovia estavam encharcados ou com gelo, além dos (raros) acostamentos cobertos por neve. O carro sofreu 'leves' derrapadas por duas vezes”, conta Driele.

O casal lembra que outro susto aconteceu quando não se atentaram à placa na fronteira do Chile e Argentina e passaram direto pela aduana chilena. Eles tiveram de retornar para registrar a saída do Chile faltando 20 minutos para ambas as aduanas fecharem.

Apesar dos contratempos “naturais” de uma viagem inédita. O casal já planeja os próximos destinos. Os gastos ainda não foram contabilizados, mas Wellington e Driele adiantam que não se trata de uma viagem de baixo custo.

O casal pontua que o maior aprendizado foi ver e viver a receptividade dos argentinos e desfazer aquela ideia de rivalidade com 'los hermanos'.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

As estações de esqui de Ushuaia são de excelente qualidade e tem a temporada de neve mais longa da América do Sul devido à sua localização.
As estações de esqui de Ushuaia são de excelente qualidade e tem a temporada de neve mais longa da América do Sul devido à sua localização.
Nos siga no Google Notícias