ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Games

Com dose de aventura, veja análise de Kid Icarus Uprising

Ricardo Syozi | 10/08/2021 07:42

A expectativa é algo engraçado. Se durar muito, ela pode tanto nos empolgar, quanto nos decepcionar de uma forma inimaginável. Quando a Nintendo apresentou o 3DS para o mundo em 2010, junto dele veio o primeiro vídeo do retorno de Pit. Tempos depois, Kid Icarus Uprising, finalmente, chegou às prateleiras das lojas, mas o medo de uma decepção ainda estava no ar.

Pit deve ajudar a deusa Palutena contra as forças de Medusa. Esta é a premissa do terceiro game da série Kid Icarus. A diferença deste para os outros dois títulos está, primordialmente, em seu gameplay, que saiu de uma aventura side-scrolling para algo parecido com um shooter. A aventura se divide em capítulos com três momentos: nos céus, na terra e confronto contra um chefe. A jogabilidade muda entre as duas primeiras partes. Quando estamos voando, o game torna-se um shooter on-rails (em trilhos), onde usamos a stylus para mirar, enquanto atiramos com o botão L e nos movemos com o circle pad. Aqui a aventura passa de empolgante para sensacional.

Mesmo durando pouco tempo, cada voo é regado de manobras divertidas e uma fluidez pouco vista em games similares. A profundidade dos gráficos e do efeito 3D é estonteante, com certeza um dos melhores do portátil. O desafio aumenta a cada inimigo que aparece na tela, a mobilidade de Pit funciona muito bem e os diálogos e pequenas cenas que ocorrem durante a aventura possuem um bom humor muito eficaz. A trilha sonora é digna dos maiores sucessos de Zelda e o cuidado que a Nintendo colocou no game, sendo em sua tela de menu ou no pacote que o acompanha, é algo para qualquer fã aplaudir.

Falando em lutas, há muita estratégia envolvendo o jogo, você pode escolher um nível de dificuldade, que se for baixo, lhe concederá menos inimigos e desafios, mas também uma quantidade menor de recompensas. Já jogando em níveis mais complicados, a quantidade de corações e pontos que recebemos acaba sendo bem maior. As armas também cumprem uma função muito importante, pois são várias e todas servem para diferentes propósitos, assim como os power-ups encontrados durante a aventura. O bastão é ótimo para ataques próximos, enquanto que o arco é perfeito para tiros a distância. Cabe ao jogador decidir qual se encaixa melhor em suas mãos.

Porém, assim que saímos dos céus, a coisa muda drasticamente. Quando jogamos com Pit no chão, passamos a controlar o personagem de uma forma mais ampla. Escolhemos o caminho que queremos seguir para explorar enquanto usamos a stylus para mover a câmera ao mesmo tempo que a usamos para mirar nos inimigos. Pena que isso tudo é frustrante. Nada funciona como deveria, muitas vezes, temos que refazer um percurso para alcançar um caminho simplesmente porque Pit se moveu mais do que gostaríamos quando demos o toque no circle pad.

Aos poucos, a nossa mão começa a doer de cansaço, fazendo com que jogatinas mais demoradas sejam algo quase que impossível de realizar. O confronto contra o chefe de cada capítulo é usando este estilo, o que acaba fazendo com que fique uma sensação de que as batalhas poderiam ser mais facilmente vencidas, se a jogabilidade fosse mais eficiente e mais simples. Pode até ser questão de se acostumar com os controles, mas a verdade é que sem o 3DS Stand que acompanhava o pacote, jogar Kid Icarus Uprising por mais do que dois capítulos é trabalho para os mais resistentes.

É correto dizer que Kid Icarus Uprising é completo. Desde seu pacote todo especial até os AR Cards que trouxeram um novo e divertido mini-game, tudo foi muito bem pensado em agradar aos fãs que tanto clamam por mimos iguais a esse. Sua aventura é viciante desde o primeiro momento. É uma pena que o único real ponto fraco de Uprising seja sua jogabilidade que alterna momentos bons e sofríveis. É um defeito que, normalmente, considero imperdoável, mas esta é uma das exceções onde as qualidades superam com propriedade as imperfeições.

Se já jogou esse jogo alguma vez, conta pra gente o que achou!

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias