ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Games

Documentário sobre história dos videogames no Brasil pode ser visto no Youtube

Rodrigo Bochi Motta | 19/12/2017 11:46
Documentário sobre história dos videogames no Brasil pode ser visto no Youtube

Dia 16 de setembro pude assistir o documentário “1983: O ano dos videogames no Brasil” em sua estreia. Uma produção da ZeroQuatroMídia (Artur Palma) em conjunto com Marcus Garrett, pesquisador e autor do livro homônimo e também de “1984: A febre dos videogames continua” que inclusive esteve presente com nossa equipe do Video Game Data Base durante a Brasil Game Show 2017.A estreia do filme de quase 2 horas e meia ocorreu gratuitamente no MIS (Museu da Imagem e do Som), além de haveralguns consoles antigos em exposição permitindo uma jogatina nostálgica.

Com uma série de depoimentos impactantes da época, o documentário retrata a chegada dos primeiros consoles em território nacional, muitas vezes de maneiras não convencionais, ironicamente, um mercado que estaria começando a explodir aqui no Brasil, com pessoas pagando valores altíssimos (ele inclusive apresenta os valores em questão reajustados para termos uma ideia do quanto era pago na época), enquanto enfrentava sua grande crise de 1983 no exterior.

Crise, inflação altíssima, dívida externa, tudo isso relacionado, mesclando numa aula de história do Brasil da época enquanto a associava com os videogames. Os relatos de como as pessoas adquiriam seus consoles, os jogos da época, as dificuldades que encontravam e como as resolviam, tudo distribuído numa composição linear, facilitando a progressão do acompanhamento do documentário.

“1983: O ano dos videogames no Brasil” recebeu um incentivo via financiamento coletivo pelo site “Kickante”, mas não tem fins lucrativos, inclusive, atualmente,qualquer um pode acessar o documentário na íntegra pelo canal do YouTube da produtora ZeroQuatroMidia em Full HD. Não apenas para os aficionados em videogames, o documentário é uma excelente pedida para jogadores casuais ou mesmo curiosos de plantão que queiram assistir um excelente material de maneira gratuita, assim como quem quiser se aprofundar no tema pode adquirir os livros do autor Marcus Garrett.

Conheça o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias