ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Games

Empresa Limited Run se especializa em lançar jogos digitais em mídia física

Edson Godoy | 11/05/2017 12:00
O polêmico clássico Night Trap do Sega CD será lançado em mídia física pela Limited Run.
O polêmico clássico Night Trap do Sega CD será lançado em mídia física pela Limited Run.
O remake do clássico Wonder Boy: The Dragon’s Trap também será relançado pela Limited Run.
O remake do clássico Wonder Boy: The Dragon’s Trap também será relançado pela Limited Run.

Os jogos lançados exclusivamente via download estão cada vez mais comuns. Antes uma exclusividade de jogos independentes ou de baixo orçamento, hoje essa forma de comercializar os jogos já se tornou corriqueira até mesmo nas grandes empresas. Realmente é uma forma muito prática de comercializar os jogos – e ecologicamente correta também. Mas é fato que muita gente ainda “torce o nariz” para isso, em especial os colecionadores, que fazem questão de ter a mídia física na mão, e também aqueles gamers com veia mais retrô principalmente em razão da nostalgia que essa prática traz.

Percebendo isso, uma empresa se especializou em lançar em mídia física, jogos originalmente destinados para lançamento apenas via download. Trata-se da Limited Run. Seu primeiro jogo foi lançado em outubro de 2015, Breach & Clear, jogo criado pela Mighty Rabbit Studios, que é dona da Limited Run. Uma das motivações para a criação da empresa segundo seus fundadores é a preservação da história desses jogos digitais. Por enquanto são lançados jogos apenas para os consoles da Sony (PlayStation 4 e PS Vita). Um ponto interessante da empresa reside exatamente em seu nome: seus lançamentos possuem sempre baixa tiragem, praticamente uma edição limitada desses jogos. Alguns jogos chegam a ter menos de três mil unidades lançadas! Os jogos são vendidos exclusivamente no site da empresa, que tem o compromisso de não realizar novas tiragens dos jogos esgotados.

Isso acabou criando uma situação bastante interessante: uma demanda que se imaginava pequena, acabou se mostrando muito maior, pois praticamente sempre a procura por esses lançamentos em mídia física supera a quantidade de jogos lançados. Isso levou a duas situações: o aumento crescente no interesse a esses lançamentos e também o crescimento da atuação de revendedores, que compram várias cópias no lançamento e, depois que o jogo esgota no site, aproveitam para pedir valores muito superiores por ele. Sim, é a regra básica de mercado, o da oferta e da procura, e que faz com que esses jogos sejam itens altamente colecionáveis instantaneamente. Uma das intenções da Limited Run é exatamente essa, tanto que seus jogos são inclusive numerados, como se feito de colecionador para colecionador.

Então, caso tenha interesse em alguns dos lançamentos da empresa, corra! Inclusive dois de seus últimos anúncios são de games bastante cultuados pela galera das antigas: Night Trap, clássico do Sega CD, que na época foi bastante controverso, chegando até mesmo a ser motivo de discussão no Senado Americano, sofrendo até mesmo uma certa censura em versões posteriores, e também o remake de Wonder Boy: The Dragon’s Trap. Ambos estarão disponíveis para compra em breve, no site da Limited Run.

Gostaríamos de saber a opinião do nosso leitor: você concorda com essa política da Limited Run? Será que não seria mais interessante fazer tiragens maiores, já que a procura por seus jogos tem se mostrado quase sempre superior à quantidade oferecida? E que tal se a empresa fizesse algo em esquema de pré-venda? Dizem que já foi tentado, mas será que não seria mais apropriado do que limitar tanto a oferta? São muitas as perguntas... risos.

Visite o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias