ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Games

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Edson Godoy | 22/03/2016 12:00
22 de março é o dia de pensar nos cuidados com a água no planeta.
22 de março é o dia de pensar nos cuidados com a água no planeta.

O 22 de março foi escolhido pela ONU – Organizações das Nações Unidas, como o Dia Internacional da Água. Ele foi criado em 1993 para chamar a atenção dos problemas relacionados à água no mundo, provocando reflexão, discussão e principalmente levando pessoas, entidades e governos a tomar atitudes positivas em prol do uso consciente dos recursos hídricos, além de buscar formas de preservação e conservação dessa fonte vital.

Mas Edson, o que isso tem a ver com Videogames? É mais fácil você perguntar o que não tem a ver com videogames (risos). Vamos aproveitar este dia para relembrar alguns jogos que tiveram fases aquáticas emblemáticas, e até mesmo jogos inteiros que se passam dentro desse ambiente. Confira!

Super Mario Bros. – Nintendinho – 1985

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

O primeiro jogo de aventura em plataforma da trilogia do encanador italiano para NES, trazia na segunda parte do segundo mundo a primeira fase subaquática do game.

O objetivo era pegar as moedas e chegar ao final do percurso. Para ajudar, você pode utilizar suas bolas de fogo (dentro da água!) para derrotar polvos e peixes. Se tocar em qualquer um deles, é uma vida a menos para você! Tudo isso ao som de uma musiquinha típica de um parque de diversões.

Mais algumas fases semelhantes a essa aparecem até o final do jogo, sempre com acréscimo na dificuldade à medida em que se avança no game. Um clássico das fases aquáticas. Depois dele, praticamente todos os jogos da franquia possuem a sua cota de fases subaquáticas, desde as fantásticas presentes em Super Mario Bros. 3, até as polêmicas e as vezes irritantes do jogo Super Mario Sunshine para Gamecube.

Alex Kidd in Miracle World – Master System – 1986

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

No ano seguinte chegava ao Master System o primeiro jogo do personagem que ficou caracterizado como seu mascote: Alex Kidd.

O objetivo da SEGA era bater de frente com a Nintendo e seu sucesso Super Mario. Então é claro que no primeiro jogo do pequeno Alex, teríamos também fases aquáticas, né? E ela não demora nada para aparecer.

Já no final da primeira fase você nada em busca do seu delicioso X-Salada que está no fundo do rio (deve realmente estar muito delicioso – risos), ou seu igualmente gostoso bolinho de arroz, caso tenha jogado a versão japonesa do game.

Assim como em Super Mario, durante o game várias outras fases como essa aparecem, sempre recheadas de dificuldades e perigos.Aproveitando que falamos do Alex, tá aí um personagem que poderia ganhar uma nova aventura. Que tal, SEGA?

TeenageMutant Ninja Turtles – Nintendinho – 1989

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

A primeira aventura das Tartarugas Ninja nos consoles de videogame chegou para o NES, pelas mãos da Ultra Games (leia-se Konami). Diante da enorme popularidade dessas tartarugas nessa época, o jogo fez parte da biblioteca de muitos gamers.

E todos quebraram a cabeça com a dificuldade do jogo. E umas das fases das mais lembradas é sem dúvida a aquática, onde a tartaruga precisa localizar e desarmar bombas prestes a explodir.

O problema é que para chegar até elas, você tem que passar em meio ao que parecem ser plantas eletrificadas (!) que muitas vezes ocupam praticamente todo o cenário (!!). E claro, para deixar a tarefa um pouquinho mais impossível, você tem um tempo limite, antes que as bombas explodam (!!!). Cowabunga!

Sonic The Hedgehog – Mega Drive – 1991

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Em seu próximo console a SEGA lança um mascote carismático, que chega para fazer frente ao poderoso bigodudo da Nintendo. Logo na primeira fase, Sonic se vê correndo entre rios e cachoeiras, em um belíssimo cenário aquático (porém sem água na jogabilidade).

É no quarto mundo do jogo que o porco-espinho precisa entrar na água. E quem não se lembra daquela musiquinha frenética – para não dizer irritante, que toca junto com um timer quando Sonic começa a ficar sem ar embaixo d’água? Para se salvar, Sonic precisa tocar em uma bolha de ar para recuperar o fôlego.

Um jogo inesquecível, com gráficos belíssimos, que tem em suas fases aquáticas alguns dos maiores desafios do jogo.

Ecco the Dolphin – Mega Drive – 1993

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Impossível falar de água e luta pelo bem-estar do planetanos games sem lembrar de Ecco the Dolphin. O simpático golfinho Ecco tem que encontrar sua família e também salvar todo o planeta de um desastre causado por uma misteriosa tempestade.

Um jogo simples, que trazia gráficos de encher os olhos na época, e claro, muita água! O jogo acontece com Ecco praticamente 100% do tempo submerso, afinal, estamos falando de um golfinho. Ecco retornou para salvar o mundo em outras aventuras nos consoles de 8 e 16bit, até que chegou ao Dreamcast e ao Playstation 2 no início dos anos 2000.

Depois disso não ganhou nenhuma nova aventura, figurando apenas em algumas coletâneas de clássicos da SEGA e recentemente em um remaster 3D deste jogo de 1993 para o Nintendo 3DS. Será que veremos esse simpático golfinho de novo algum dia?

Donkey Kong Country – Super Nintendo – 1994

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

A Nintendo, em parceria com a Rare, conseguiu em 1994 renovar um de seus personagens mais icônicos com o game Donkey Kong Country, que juntamente com Killer Instinct, também fruto dessa parceria, trouxe gráficos renderizados ao Super Nintendo – o “hype” daquele tempo, dando vida extra ao console, em pleno início da nova geração com Jaguar, 3DO, Playstation e Saturn.

E como a matéria hoje é sobre games com água, em Donkey Kong Country você já se depara com uma missão submarina logo em uma das primeiras fases do jogo.

O que mais chamou a atenção, além dos belos gráficos, foi a música, que trazia uma sensação “aquática” e agradável ao jogador, aliado a ótimos efeitos sonoros. Sem dúvida, um dos maiores clássicos da quarta geração.

Wave Race 64 – Nintendo 64 - 1996

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

O único jogo esportivo da nossa lista.Talvez o leitor esteja estranhando a sua presença. Porém, foi com Wave Race 64, um dos primeiros títulos lançados para o então novo console da Nintendo, que tivemos a sensação de estar vendo a água sendo reproduzida com fidelidade na tela do videogame pela primeira vez.

Era incrível a qualidade gráfica com que o jogo mostrava o mar, enquanto você guiava o seu jet-ski buscando chegar sempre em primeiro lugar nas corridas. Para completar, o jogo é ótimo e bastante divertido.

E você caro leitor, lembra de mais alguns jogos antigos que marcaram por fases emblemáticas em mundos aquáticos? Conte-nos nos comentários. E não deixe de conferir a promoção que rola sempre às quartas-feiras na loja Press Start, parceira aqui da coluna de games do Lado B: comprando acima de 100 reais, você ganha 15% de desconto! A Press Start está localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em nossa capital.

Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias