ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Games

Rumores sobre um possível lançamento do SNES mini ainda em 2017 anima fãs

Edson Godoy | 20/04/2017 12:00
Rumores sobre um possível lançamento do SNES mini ainda em 2017 anima fãs

O site britânico eurogamer.net divulgou na data de ontem que fontes ligadas à Nintendo informaram ao portal que a empresa lançará o SNES mini ainda em 2017. É claro que essa notícia empolgou muito aos fãs da Nintendo e do seu console de 16bit, que marcou uma geração de jogadores em todo o mundo.

O principal motivo de animação deriva exatamente do primeiro produto da linha, o NES mini. O console, lançado no final do ano passado, trazia trinta jogos na memória (incluindo vários clássicos como Super Mario Bros. 1 e 3, Metroid, The Legend of Zelda, Ninja Gaiden e tantos), saída hdmi e uma emulação de ótima qualidade, tudo isso a um preço camarada: 60 dólares. Então um produto nesses moldes, trazendo os clássicos do Super Nintendo realmente será algo fantástico.

Os rumores sobre esse lançamento já começaram a surgir há alguns dias atrás, quando a Nintendo anunciou que não iria mais produzir o NES mini. Isso pegou todo mundo de surpresa, pois o mini console foi sucesso de vendas em todos os lugares do mundo em que foi lançado, sendo reportado em diversos países uma demanda muito maior do que a oferta de consoles no mercado. Então todos começaram a especular a razão pela qual a Nintendo deixaria de suprir essa demanda existente, em um produto já pronto, que em tese não traria nenhum trabalho adicional à empresa para que novos lotes fossem fabricados. Imediatamente muitos pensaram que a possível razão seria a mudança para a produção de um possível mini console do SNES.

Por mais lógico que isso pareça, é um tanto ilógico uma empresa deixar de suprir uma demanda crescente de um console recém-lançado – menos de seis meses de vida. A Nintendo afirma que nunca teve intenção de produzir o NES mini de forma contínua. Ok... Talvez tenha ajudado a sua decisão o destravamento descoberto pelos hackers de plantão para o console, que possibilita colocar mais roms de jogos no aparelho. Aliás, essa é mais uma razão para as pessoas se empolgarem com o SNES mini.

O NES Classic Edition, popularmente conhecido como NES mini.
O NES Classic Edition, popularmente conhecido como NES mini.

Outro ponto a se pensar: a Nintendo é uma empresa de grandes proporções, o que torna difícil acreditar que ela não teria capacidade de manter a produção do NES Mini, mesmo se lançasse um novo mini console.

É claro que durante o lançamento de um SNES Mini, a miniatura do NES sairia dos holofotes e consequentemente teria uma demanda menor. Mas ao mesmo tempo, isso poderia resolver esse problema de falta de produtos no mercado, o que ocasiona coisas como o inflacionamento do produto – é comum vermos em sites de leilão ou com “game dealers” o console sendo vendido por valores que ultrapassam o triplo do seu preço original.

O problema da alta demanda e do preço é muito sentido aqui também no Brasil, por mais que o mini console nunca tenha sido lançado oficialmente por aqui. É quase impossível encontrar um console desses hoje em dia sendo vendido por aqui por menos de 500 reais.

A teoria mais lógica e provável é que a Nintendo está fazendo isso com o intuito de lucrar mais. Especula-se que a licença dos jogos foi feita por um período curto e que renová-las depois de um “hype” desses acarretaria em lucros menores. Além do fato de que dentro do NES mini temos trinta jogos por 60 dólares, enquanto cada jogo desses sai na faixa de 5 dólares no Virtual Console de WiiU e agora no Switch, sem nenhum custo de produção de hardware ou mídia física para tal.

A Eurogamer fez contato com a Nintendo a fim de obter informações oficiais sobre o possível lançamento, mas a empresa não se pronunciou. Esperamos que esse novo mini console seja de fato lançado e que a Nintendo consiga superar os problemas sentidos pelos fãs e que foram comentados aqui nesta matéria. E quem sabe, fazer depois um relançamento do NES mini

Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias