ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Brasil dá de goleada na Itália quando a disputa é entre chocotone e panetone

Enquete mostrou que o pão brasileiro tem 80,5% da preferência e o italiano, 19,4%

Osvaldo Júnior | 26/12/2017 14:52
Chocotone é preferido ao panetone na ceia de Natal (Foto: Divulgação)
Chocotone é preferido ao panetone na ceia de Natal (Foto: Divulgação)

A massa é a mesma. A diferença está no recheio: um tem frutas cristalizadas e o outro, gotas de chocolate. Mas esse pequeno detalhe fez o chocotone destronar o tradicional panetone. Bastou uma simples enquete para mostrar que o Brasil dá de goleada na Itália quando o assunto em campo é o melhor sabor de “pão natalino”. O resultado foi praticamente 8 a 2.

A pergunta postada na página do Campo Grande News no Facebook no dia 22 deste mês foi “Você é #Team Panenote ou #Team Chocotone?”. No total, 1.011 pessoas definiram seus times: 197 (19,48%) convocaram o panetone para sua seleção de guloseimas natalinas e 814 (80,51%) apostaram seus paladares no chocotone.

Campo Grande News perguntou a preferência e o leitor optou pelo time do chocotone
Campo Grande News perguntou a preferência e o leitor optou pelo time do chocotone

O panetone tem a tradição de seis séculos. Em meio às discordâncias quanto a origem desse alimento, há pelo menos dois consensos: nasceu na Itália e no século XV. Quanto ao chocotone, o que se sabe é que é brasileiro e, evidentemente, muito, muito mais jovem que o panetone. O chocotone é uma espécie de tataraneto brasileiro de um ancião alimento italiano.

O fato é que a saída do mercado brasileiro para atrair mais paladares e, por conseguinte, mais consumidores foi a de trocar o recheio – bom, mas não unanimidade – por um alimento praticamente sem divergência na degustação verde e amarela: o chocolate.

E deu certo, como mostra uma simples sondagem, como a enquete do Campo Grande News. O melhor indicativo, no entanto, é o seu próprio paladar. Imagine degustando os dois tipos de recheios e responda a si mesmo: "O que prefere: frutas cristalizadas ou de gotas de chocolate?"

Nos siga no Google Notícias