ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Casa mineira tem tudo o que é típico e ainda serve cafezinho coado na hora

Ângela Kempfer e Anny Malagolini | 11/04/2013 07:04
Karina serve o café aos moldes mineiros.
Karina serve o café aos moldes mineiros.

A única campo-grandense em uma família de mineiros queria apenas abrir uma casa de pão de queijo, para vender a receita da família que já fazia sucesso entre as amigas. Mas ficou tão entusiasmada quando visitou fornecedores em Minas Gerais, que acabou montando em Campo Grande um “café loja”.

Tem tudo da típica casa mineira e não só em relação à cozinha. Há tapetes e móveis, trazidos de Minas Gerais para a venda na “Casa Beltrão”. Mas a alma do negócio está em um detalhe: a forma como o cafezinho é servido aos clientes. A bebida é coada na hora, de xícara em xícara, em porções individuais.

“Em Minas não tem essa de cafeteira elétrica. Café bom é feito em coador de café”, comenta Karina Beltrão, a dona.

Coleção de cachaças à venda.
Coleção de cachaças à venda.

Ele prestou concurso para a Aeronáutica e depois de 9 anos no trabalho temporário recebeu uma indenização ao sair. Com o dinheiro, montou a Casa Beltrão. “Desde que eu tinha 4 anos sonhava em ter uma loja. Não sabia qual seria, mas era meu sonho”, lembra.

Como toda a família é mineira, não foi difícil decidir o que servir. Comprou queijos e doces. As frutas cristalizadas, por exemplo, são “durinhas por fora e molhadinhas por dentro”, comenta. E os sabores são algo difícil de encontrar por aqui, como o figo com nozes ou com doce de leite.

Também há compostas de laranja, goiaba, cidra e, inclusive, do tipo diet, além de e uma coleção de cachaças de Minas Gerais.

O fogão, é claro, não usa gás. “Minha filha outro dia me perguntou onde liga. O detalhe é que o fogão é a lenha. Quis resgatar essas tradições, que aqui tem um pouco, mas na maioria das vezes no interior”, explica Karina.

Doces cristalizados, com recheio de nozes e doce de leite.
Doces cristalizados, com recheio de nozes e doce de leite.

Para quem quiser testar uma das principais receitas da casa, Karina mostra como se faz o pão de queijo na família Beltrão.

Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
1 prato fundo e cheio de Queijo Minas ralado
1 copo de 250 ml de óleo
1 copo de 250 ml de água
1 copo de 250 ml de leite
10 ovos médios
1 colher de sopa rasa de sal

Modo de preparar:
Coloque todos os líquidos para ferver, escalde o polvilho, adicione os ovos e o sal. Misture a massa até chegar ao ponto de não grudar mais nas mãos. Enrole em formato de bolinhas e coloque para assar em um forno pré-aquecido, a 250 graus, por 40 minutos. A receita rende 45 pães de queijo.

A Casa Beltrão funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h30. Fica na Rua Cassilândia, número 34, quase esquina com a Amazonas, no Jardim Autonomista. Telefone 3352 4565

Nos siga no Google Notícias